Confea e Crea-SP juntos no apoio às entidades de classe

São Paulo, 4 de abril de 2017.

Os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua no estado de São Paulo nunca tiveram, como agora, melhor oportunidade de colocar em prática planos de valorização de suas atividades na área tecnológica, além de vislumbrar novas estratégias para a conquista de grandes avanços na luta classista: o Crea-SP e o Conselho Federal compartilham atualmente de uma filosofia de trabalho que, entre outras metas, visa fortemente o apoio técnico às entidades de classe e a consequente união em torno dos mesmos ideais de fiscalização do exercício profissional. Na tarde do dia 24 de março, em reunião realizada na Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste – AEAN, em Araçatuba, os presidentes do Crea-SP, eng. telecom. Vinicius Marchese Marinelli, e do Confea, eng. civ. José Tadeu da Silva, deram provas de que suas ideias, compartilhadas por outras lideranças do Sistema, podem beneficiar em muito o trabalho das Associações de Profissionais em todas as jurisdições do Crea-SP.

Além dos engenheiros Vinicius e José Tadeu, participaram do encontro assessores do Regional paulista e do Conselho Federal, a presidente da AEAN, engª Gisele Sartori Bracale, diretores da entidade, presidentes de outras Associações da região e gerentes regionais e chefes de unidades do Crea-SP.

Na ocasião o Crea-SP e a AEAN firmaram o tradicional convênio de Cessão de Uso, que possibilita à associação desenvolver no mesmo endereço do Conselho suas atividades de valorização profissional e outras ações de interesse comunitário.

Um bem para a sociedade
O presidente do Confea falou aos participantes sobre a necessidade de as entidades de classe providenciarem a documentação para a sua declaração de Utilidade Pública, em consonância com a Lei nº 13.275, de 27 de abril de 2016. “Isso facilita bastante o estabelecimento de parcerias com o Conselho Federal”, disse Tadeu. Segundo o presidente do Federal, “esse tipo de convênio com o Confea nos permite atender dois objetivos fundamentais, cuja busca é permanente: a valorização profissional e o fortalecimento das Entidades de Classe”. “O resultado disso é um bem para a sociedade”, conclui Tadeu.

O presidente do Crea-SP apresentou-se rapidamente aos profissionais que não conhecia e, em seguida fez minuciosa explanação sobre as situações administrativa e financeira do Crea-SP, garantindo aos diretores da AEAN que “o Crea-SP está de portas abertas para todas as Entidades de Classe do Estado – e com o apoio efetivo do Conselho Federal”.

A presidente da AEAN, engª Gisele Sartori Bracale, disse, em relação aos convênios firmados com o Crea-SP, que “o objetivo principal da nossa diretoria é trazer para os associados cursos e palestras técnicas. No mundo de hoje, onde as mudanças ocorrem a uma velocidade espantosa, temos que nos atualizar quase que diariamente. É aí que entra a parceria do Crea-SP com a Associação”.

“Os valores que recolhemos com nosso trabalho, seja com o pagamento das anuidades ou com os recolhimentos das ARTs, devem retornar aos profissionais por meio dessas parcerias. Assim, podemos proporcionar atualização de conhecimentos aos profissionais que estão distante dos grandes centros, trazendo a Araçatuba, por exemplo, nomes como os engenheiros Ercio Tomaz, do IPT, e Manoel Henrique de Campos Botelho, autor do livro Concreto Armado Eu Te Amo", explica Gisele.

Os participantes
Por parte da AEAN também estiveram na reunião o 1° vice-presidente, Marcos Antônio Maio; o 3° vice-presidente, Constantino A. Vourlis; o 1° diretor administrativo, João Felipe R. A. A. Pivolini; o 1° diretor financeiro, Mário Ferreira Batista Jr.; o 2° diretor financeiro, William Donisete de Paula; o diretor de engenharia elétrica e afins, José Luiz Fares; o diretor de engenharia mecânica e afins, Odilon Caldeira Filho; o Diretor de Engenharia Agronômica e afins, Kléber Wilson Marques; o diretor de meio ambiente, Zeide N. Camargo Furtado; o diretor de comunicação e marketing, Carlos Eduardo S. Valdiviezo; e o diretor de informática, William Seiji I. Suda.

Também fazem parte da diretoria da AEAN: Petrônio Pereira Lima (2° vice-presidente), Sérgio F. C. Chiche (2° diretor administrativo), Magnólia Pescio Krähenbühl (diretora de engenharia civil e afins), Pedro Luiz Parra Petenatti (diretor de arquitetura), Anna Cristina Camargo Furtado (diretora de urbanismo), Adriana Aparecida C. Zavanelli (1ª diretora social), Bruno Amorim Fujimura (2° diretor social), Éderson da Silva (1° diretor cultural), Roberto L. de Melo Dainese (2° diretor cultural), Marcos Massahiro Wada (1° diretor de esportes) e Emmanuel P. A. de Melo (2° diretor de esportes). No Conselho Fiscal, Kazuto Higashi (presidente), José Maria M. Paoliello (vice-presidente) e Antônio F. de Francisco Filho (secretário executivo).

Guilherme Monteiro
Colaboração: Jane Tanan (estagiária de Jornalismo)
Equipe de Comunicação do Crea-SP