Primeira turma de Engenharia formada no estado é homenageada em Plenária do CREA-SC

Florianópolis, 7 de outubro de 2016.

O CREA-SC promoveu, nesta sexta-feira (7), mais uma reunião plenária com a participação dos conselheiros das oito câmaras especializadas do Conselho, representantes das instituições de ensino e entidades de classe da área tecnológica do Estado. 

O grande destaque da reunião foi a homenagem aos profissionais da primeira turma de Engenharia Mecânica da UFSC e aos da primeira turma de engenharia formada em Santa Catarina, que completam 50 anos de colação no próximo dia 19 de novembro. Os ex-alunos da primeira turma da Escola de Engenharia Industrial da UFSC foram os remanescentes dos 29 aprovados no vestibular, realizado em abril de 1962. Prestigiaram a solenidade o Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, Prof Edson Bazzo e o Diretor do Departamento de Projetos, Armando Albertazzi Gonçalves Junior.

Foram homenageados no início da sessão os profissionais: Ivo Raul d&39;Aquino Silveira, Pedro Isaú Conti e Hyppólito do Valle Pereira Filho, in memoriam; e Vera Lúcia Duarte Pereira, Adalberto José Ramos Campelli, Cesar Seara Junior, Fausto Moreno de Mira, Gerson Wanderley Leal e Otávio Ferrari Filho.

O CREA-SC cumprimenta aos profissionais e parabeniza por sua trajetória e atuação junto a área tecnológica do estado, assim como ao Centro Tecnológico e ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC.

Homenagem póstuma ao fundador do CREA 

Também será feita na Plenária uma homenagem ao Eng. Civil Celso Ramos Filho, que faleceu na madrugada do dia 5 de outubro, aos 91 anos, em Florianópolis. Celso foi o primeiro presidente do CREA-SC atuando como gestor por 17 anos, entre 21 de março de 1958 a 31 de outubro de 1975.

Até o ano de 1958, o CREA-SC era subordinado ao CREA-RS por meio do Decreto 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que criou oito conselhos regionais, um deles com sede em Porto Alegre (8ª região), abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A luta para a fundação de um Conselho no estado iniciou no ano de 1957, um movimento liderado pelo Eng. Civil Celso Ramos Filho, que resultou na criação do CREA-SC por meio da resolução nº 116 do Confea, em 17 de março de 1958. A atuação na busca pela construção de rodovias federais que impulsionaram o crescimento do Estado e a fiscalização e apoio técnico em obras nas áreas do saneamento básico, da agroindústria, da segurança e medicina do trabalho, que inovaram a gestão administrativa nas empresas privadas e no serviço público, foram ações que merecem destaque na gestão do engenheiro.

Assessoria de Comunicação do Crea-SC