SC Que Dá Certo encerra com resultados positivos e sucesso de público

Florianópolis, 4 de outubro de 2016.

A RBS TV realizou o sexto painel “SC Que Dá Certo”, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Lages, na Serra Catarinense. O encontro encerrou a primeira temporada itinerante do projeto, com a apresentação dos painelistas Edson Martins, diretor de mercado da Tirol, Daniela Borges de Freitas, presidente do Conselho de Administração da Villa Francioni, e Valmir Tortelli, presidente da NDDigital.

No total, foram seis painéis realizados em todas as regiões do estado catarinense com 18 palestrantes, que apresentaram histórias reais, inspiradoras e de oportunidades no mercado apesar das intempéries da economia. A próxima edição está programada para o primeiro semestre de 2016. Veja aqui todas as informações sobre o projeto e aqui os vídeos dos paineis na íntegra. 

O projeto SC Que Dá Certo é uma realização da RBS TV em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SC), o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro).

A experiência da Tirol, empresa especialista em desenvolver produtos lácteos, abriu o evento. Martins mostrou a importância da simplicidade para encarar mercado e proporcionar eficiência nas ações de acompanhamento de tendências e necessidades do consumidor. A expectativa para fechar ano é de um faturamento de R$ 2 bilhões.

“O segredo é agir de uma forma simples, fazer o dever de casa e tomar a decisão muito rápida diante das oportunidades para transformar isso em resultado. Isso fez com que a empresa crescesse o dobro nos últimos quatro anos”, disse Martins.

A empresária Daniela Borges lembrou as dificuldades dos primeiros passos da pequena vinícola familiar Villa Francioni, presidida por ela, antes de se tornar referência no enoturismo entre as sinuosas curvas da Serra do Rio do Rastro, em São Joaquim. Ela contou que desde quando o dólar aumentou na variação cambial, a empresa registrou um acontecimento reverso diante do comportamento do mercado abalado pela crise econômica.

“As pessoas passaram a viajar mais dentro do Brasil, conhecer e consumir mais o nosso produto do que os importados. Só para ter uma ideia no ano que começamos a visitação turística em 2006, recebemos 4 mil turistas. Neste ano, esperamos fechar com 40 mil turistas, um benefício que se estende para todos os moradores desta região”, comemora.

Para a empresária, estar bem preparado para atender os futuros clientes foi essencial para atender uma demanda inesperada, como o caso do vinho que caiu na graça da cantora Madonna. O requintado Villa Francioni Rosé, leve e delicado, ideal para ser consumido no verão, hoje praticamente dispensa apresentação por conta do fato.

A última apresentação foi a do economista e contador Tortelli, que comentou sobre os desafios de presidir uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares, a NDDigital e o Conselho de Administração do Órion Parque Tecnológico da Serra Catarinense. “Tivemos que desenvolver durante anos trabalhos para incentivar a profissionalização para fomentar o setor da tecnologia. O conhecimento dos nossos profissionais, aliado a nossa tecnologia, são as molas propulsoras da nossa expansão de Lages para o mundo. Com a internet não existe mais limite para a inovação”, disse.

Com 12 anos de atuação, 385 colaboradores, atualmente as soluções estão presentes em todos os estados brasileiros em países da América Latina, América do Norte e Europa. O presidente estima um crescimento de 18% no faturamento até dezembro, comparado com o ano passado. Entre os clientes que a empresa atende está o Banco Itaú, Banco do Brasil, Avon, Pão de Açúcar e todo o grupo Ford.

 

Série de painéis

 

Os painéis iniciaram em julho e ocorreram quinzenalmente. Os cases foram escolhidos a partir da vocação dos segmentos econômicos de cada região como alimentos, tecnologia, cerveja, farmacêutico, têxtil, turismo, entre outros. As apresentações foram realizadas em Florianópolis (20/07), Blumenau (02/08), Joinville (17/08), Criciúma (30/08), Chapecó (13/09) e Lages (27/09).

O âncora do jornal RBS Notícias Fabian Londero foi o mediador de todos os painéis e teve a oportunidade de acompanhar de perto desde a concepção do projeto até dar voz as perguntas encaminhadas pelo público durante o debate no formato de talk show.

Entre as lições de participar desta temporada do projeto, Londero destaca a troca de experiências como um fator importante para a construção de caminhos e a inspiração, para transformar realidade por meio de seus próprios atores. “O maior legado para mim foi a certeza de que mesmo nas dificuldades a gente encontra as saídas. Quem quer empreender deve saber que todo o começo é difícil, mas se você acredita na ideia o sucesso é somente uma questão de tempo”, disse.

A responsabilidade e a dinâmica do jornalismo favoreceram a construção de um diálogo com originalidade e otimismo diante dos dilemas econômicos enfrentados pela sociedade. “O projeto SC Que Dá Certo reforçou o compromisso do jornalismo do Grupo RBS com a informação que pode ajudar a melhorar a vida das pessoas. As apresentações dos cases consagrados de todas as regiões do estado trouxe a inspiração desejada e necessária para o público enfrentar as dificuldades, superá-las e seguir sempre em frente”, disse Diretor de Jornalismo da RBS TV, Eurico Meira.

A série de ações contou com uma página especial no portal G1 SC, que publicou mais de 80 experiências de empreendedores catarinenses e promoveu engajamento ao disponibilizar todo o conteúdo na íntegra de cada evento. Além de uma grande abordagem do tema em todos os veículos: RBS TV, Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina, A Notícia, Hora de Santa Catarina, CBN Diário, Atlântida e Itapema.

Assessoria de Comunicação do Crea-SC