Agronomia e sustentabilidade são tema de Workshop da CCEAGRO em Palmas

Nas últimas segunda e terça-feira, 01º e 02 de agosto, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO) sediou o Workshop Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia dos CREAs. O encontro, com tema “Agronomia: garantia de uma Agricultura sustentável no Brasil”, reuniu coordenadores de todo o país para discutir tecnologia, sustentabilidade e aprimoramento da Agronomia para o desenvolvimento social.

Na abertura do Workshop, realizada na sede do CREA-TO, o presidente engenheiro civil Marcelo Maia deu boas-vindas aos presentes e afirmou que “ o Tocantins tem muito a contribuir para o país também na agronomia e agricultura e tenho certeza que estamos muito bem representados neste Workshop. Temos grandes nomes da Agronomia brasileira e também tocantinense. Tenho certeza que as discussões serão muito proveitosas e de grande crescimento profissional para todos nós”, comenta o presidente.

“Acredito que acertamos no tema da Sustentabilidade. Temos que discutir meios e ações para encontrar e aplicar alternativas sustentáveis na Agronomia, uma vez que nossa área envolve todas as esferas sociais”, explica o coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO), engenheiro agrônomo José de Souza Reis Filho.

CONFIRA AS FOTOS DO WORKSHOP

Dentre os assuntos discutidos, o Secretário Municipal de Agricultura de Palmas, engenheiro agrônomo Roberto Jorge Sahium palestrou sobre o tema principal “Agronomia: garantia de uma Agricultura sustentável no Brasil”. O debate sobre a temática foi realizado pelo representante da Embrapa, engenheiro agrônomo Alexandre Freitas e pelo representante da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins, engenheiro agrônomo Genebaldo Barbosa Queiroz, juntamente com o palestrante Sahium.

“Agronomia e a Produção Orgânica como alternativa de sustentabilidade” foi o segundo tema abordado pelo professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, engenheiro agrônomo João Sebastião de Paula Araújo. O analista em Geoprocessamento da Embrapa - Pesca e Aquicultura, geógrafo Balbino Antônio Evangelista, tratou sobre “Risco e Sustentabilidade da Produção Agrícola Nacional em Cenários de Mudanças Climáticas”. Em seguida, o Coordenador do Projeto Pescar - Acordos de Pesca e Gestão Comunitária Sustentável da Pesca no Tocantins, engenheiro de pesca Onivaldo da Rocha Mendes Filho palestrou sobre “Pesca e Sustentabilidade”.

No segundo dia, o coordenador da Comissão de Ética do CREA-TO, engenheiro ambiental Cassius Ferreira Gariglio, discorreu sobre “Ética Profissional e Sustentabilidade”. E para concluir os debates do dia, o Coordenador-Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, engenheiro agrônomo Luiz Silveira Rangel palestrou sobre “ATER e Agropecuária Sustentável”.

Após os debates, os coordenadores das Câmaras de Agronomia de todo o país fizeram o levantamento de encaminhamentos e posicionamentos a serem encaminhados ao Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, com base nas discussões das temáticas abordadas. O documento será formalizado como “Carta de Palmas”. Para finalizar o Workshop, os membros participaram de visita técnica à Unidade de Aprendizagem Tecnológica, onde anualmente acontece a Feira Tecnológica do Tocantins (AGROTINS), para conhecer projetos da Agronomia tocantinense que se destacam no cenário nacional.

Ascom Crea-TO