UFPR é reconhecida como entidade precursora do Sistema Confea/Crea

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, recebeu na última quarta-feira (13) em seu gabinete na Reitoria o presidente do Crea-PR, engenheiro civil Joel Krüger, os conselheiros federais da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), Wiliam Ales Barbosa, Paulo Laércio Vieira e João José Magalhaes Soares, a assessora da CAIS Cláudia Regina Machado e assessora da presidência do Crea-PR, Vivian Curial Baeta de Faria.

Durante o encontro, Krüger antecipou ao reitor dois reconhecimentos conferidos pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para a UFPR: a de entidade precursora do Sistema Confea/Crea e a homenagem ao Curso de Engenharia Mecânica da UFPR que será incluído no livro do mérito do Confea. As honrarias serão entregues na noite de 29 de agosto, na solenidade que marcará a abertura da 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada em Foz do Iguaçu (PR).

O presidente do Crea-PR destacou a importância das homenagens. “O reconhecimento da UFPR como entidade precursora do Sistema Confea/Crea é de extrema importância. Somente instituições que conseguem comprovar a efetiva participação na ata de fundação dos primeiros Creas, em 1934, conquistam  a honraria. Com o reconhecimento a UFPR junta-se ao Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) como a segunda entidade precursora no Paraná, ao lado de apenas outras 34 instituições de todo o pais”, destacou.

A homenagem ao curso de engenharia mecânica foi aprovada pela Comissão do Mérito do Confea. “Foram recebidas 135 indicações de todo o país e apenas 26 foram aprovadas pela comissão o que demonstra o reconhecimento da qualidade do curso, destacou o conselheiro federal Wiliam Alves Barbosa, que também é professor do departamento de engenharia mecânica da UFPR.

O reitor da UFPR recebeu com bastante entusiasmo os comunicados. “É um orgulho grande para a UFPR ser reconhecida como entidade precursora e incentivadora do movimento que marcou a regulamentação das engenharias e da agronomia no Brasil. O curso de engenharia mecânica é reconhecido amplamente, inclusive internacionalmente, como um grande celeiro de talentos. Agradeço as homenagens e estarei presente na abertura da Semana Oficial recebendo com muito orgulho as honrarias entregues pelo Sistema Confea/Crea”, ressaltou.