GT Formação Acadêmica e Profissional solicitará prorrogação de suas atividades

Brasília, 14 de janeiro de 2016

"GT Formação Acadêmica e Profissional do Sistema Confea/Crea promoveu sua sexta reunião ordinária, no Confea"

Harmonização da nomenclatura dos cursos para a formação profissional, revalidação dos diplomas dos profissionais que se formam no exterior e a definição de diretrizes curriculares para as Engenharias são os temas que devem ter continuidade, em 2016, no Grupo de Trabalho Formação Acadêmica e Profissional do Sistema Confea/Crea. Reunido nestas quarta e quinta (14), no Confea, o grupo promoveu a conclusão do relatório com o status atual dos trabalhos, que poderão ter continuidade, a depender de sua prorrogação, durante a próxima sessão plenária do Confea, marcada para iniciar-se no dia 27 deste mês.

“Entre outras apurações, analisamos os primeiros entendimentos mantidos com o Conselho Nacional de Educação e fizemos um levantamento comparativo entre os títulos que constam no E-Mec e cerca de 60 títulos usados atualmente pelos cursos de Engenharia do país, na expectativa de reduzir essa quantidade, conforme a planilha de títulos da Engenharia, definida pela Resolução nº 473/2002 do Confea”, informa o coordenador adjunto do GT e coordenador nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, João Luis Collares. “Devido à abrangência do tema, em que temos que ouvir também outras coordenadorias, solicitaremos a prorrogação do GT ao plenário do Confea pelo mesmo período estabelecido em sua criação”, acrescenta.

“O relatório deve subsidiar a defesa da continuidade das conversações e deve ser levado à discussão e aprovação dos conselheiros”, complementa Daniel Salati. que coordena o GT, integrado também pelos engenheiros Kleber dos Santos, Oswaldo Paiva Almeida Filho e Alfredo Marques Diniz, respectivamente, coordenadores nacionais das coordenadorias de câmaras especializadas de Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. A assistência do GT é do engenheiro civil Bruno Azevedo.

Maria Helena de Carvalho e Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea