Confea participa do Congresso Mundial da Engenharia

Brasília, 2 de dezembro de 2015.

"Delegação do Confea participante do 5º Congresso Mundial da Engenharia"

Mais de dois mil profissionais de 90 países participaram da quinta edição do Congresso Mundial da Engenharia, o WECC 2015, que começou domingo e terminou nesta terça feira (2).  A pauta principal dos debates no Japão foi a busca de alternativas para adequar o desenvolvimento sustentável do século 21.  O desafio desse intercâmbio mundial é promover a paz e o progresso socioeconômico e incentivar os avanços da engenharia para  encontrar soluções de  problemas como   crescimento populacional,  pobreza, energia e meio ambiente,  além do enfrentamento a situações de riscos e desastres naturais.

O tema  da conferência foi "Engenharia: Inovação e Sociedade".  O consenso entre os participantes do Congresso foi que, assim como a riqueza material, a engenharia precisa proporcionar avanços científicos  que integrem a complexidade e busquem o equilíbrio  entre os sistemas socioeconômicos e a  preservação do meio ambiente e o bem-estar da população.

O Conselho Federal de Engenharia (Confea)  participou do Congresso internacional com uma delegação formada pelos conselheiros federais Afonso Ferreira Bernardes, Antônio Roberto Martins, Gustavo José Cardoso Braz, Paulo Laércio Vieira, Lúcio Ivar do Sul, Marcos Motta Ferreira e Romero César da Cruz Peixoto; os representantes do Colégio de Presidentes, Carminda Luzia Silva Pinheiro (Crea-AC), Flávio Correia de Sousa (Crea-DF) e Reynaldo Rocha Barros (Crea-RJ); representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Jorge Nei Brito (Fenemi) e Vinicius Marchese Marinelli; e ainda os representantes das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, Alfredo Marques Diniz, e das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, Francisco de Sales Vieira de Carvalho, além dos convidados Celso Ternes Leal, Carlos Eduardo de Vilhena Paiva, Edemar de Souza Amorim, Lenita Secco Brandão, Paulo Sérgio Saran e Roberto Wagner Leite Machado e os empregados Everlin Kaori Akagi, Hideki Matsuda e Rejane Pansiera. O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (WFEO/FMOI), Jorge Spitalnik, também participa do evento como representante do GT Inserção Internacional.

O Congresso Mundial da Engenharia já havia sido realizado na Alemanha (2000), China (2004), Brasil (2008) e Suíça (2011). A participação do Confea no Congresso é enaltecida pelo conselheiro federal eng. eletric. Antônio Roberto Martins, um dos responsáveis pela organização do evento que reuniu cerca de cinco mil engenheiros de todo o mundo, em 2008. “O evento tem grande importância para a engenharia brasileira e mundial”.

O Confea participa do evento, promovido pela FMOI e que tem prosseguimento por meio da Assembleia geral e da eleição do novo conselho executivo da WFEO, nos dias 3 e 4. Paralelamente, uma exposição técnica reúne empresas de diversos países, apresentando novas tecnologias desenvolvidas para uso dos engenheiros.

Novas tecnologias

"Vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), Edemar Amorim; Marlene Kanga (Austrália); presidente da Federação Mundial de Associações de Engenheiros (Fmoi), Jorge Spitalnik; Vilas Mujamdar (Estados Unidos) e Reginald Vachon, delegado das Associações Americanas na WFEO e na Upadi"

O conselheiro federal Afonso Bernardes agradeceu ao Confea pela oportunidade de participar do evento, inclusive com seu apoio logístico no principal evento da engenharia mundial. "Obtivemos várias informações sobre o futuro da engenharia e para a tomada de decisões e a melhoria do Sistema. Paralelamente, participamos desta feira onde houve a apresentação de vários trabalhos e painéis que nos dão diretrizes para equacionar problemas como a quebra da barragem de Mariana", disse, ressaltando a importância de o Sistema Confea/Crea e Mútua continuar participando de eventos dessa natureza.

Visão semelhante à do conselheiro federal Romero Peixoto. "Fiquei muito impressionado com este evento que nos trouxe uma visão ampla da engenharia em todos os continentes. O Brasil se fez presente de forma contundente e conheceu o que o Oriente representa para a engenharia. Acredito que todos os que vieram aqui saíram com mais conhecimentos sobre propostas e ações que poderão influenciar em todo o Sistema, por trazer aos profissionais e à nossa sociedade".

A participação na WEEC 2105 é considerada uma "honra" para o conselheiro Paulo Laércio Vieira, possibilitando o conhecimento sobre a sustentabilidade tecnológica. "Poderemos agora apresentar informações importantes sobre a inovação tecnológica para a sociedade de um modo geral". Já o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), Jorge Nei Britto, acrescentou que, além da inovação tecnológica, foram tratados temas como a inserção da mulher e da educação a distância na engenharia. "Sustentabilidade e energias limpas foram temas tratados pelos cursos que nos alinham com a engenharia do primeiro mundo".  Ele também agradeceu ao Sistema pela oportunidade de participar do evento.

 

Equipe de Comunicação do Confea