Engenheiros florestais pedem revisão de portaria do MMA, que lista espécies em extinção

Brasília, 27 de novembro de 2015.

"Coordenadoria Nacional de Engenharia Florestal reunida no Confea"

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal discutiu em reunião extraordinária a revisão da portaria 443/2014, do Ministério do Meio Ambiente, que reconhece como espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção aquelas que constam da Lista Nacional Oficial.

Segundo o coordenador nacional, eng. ftal. Glauber Pinheiro, “a inclusão de espécies que não estão sequer ameaçadas, como o angelim pedra e a itaúba, cria restrições ao manejo florestal e limita o exercício profissional”. Outra crítica feita pelos engenheiros florestais dá conta de que o MMA não considerou estudos anteriores, como o do Serviço Florestal Brasileiro.

"Coordenador Glauber Pinheiro (esq.) e o adjunto Marcos Weiss"

O assunto foi tratado na reunião realizada na sede do Confea em Brasília, nos dias 26 e 27 de novembro, quando também foram elaboradas propostas sobre diretrizes curriculares dos cursos de graduação da área e obrigatoriedade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cargo e função de servidores público. As proposituras serão encaminhadas ao Confea para análise e deliberação.

Equipe de Comunicação do Confea