Fiscalização do Crea auxilia no diagnóstico dos prejuízos em Xanxerê e região

Florianópolis, 29 de abril de 2015

Mais de 2,5 mil famílias dos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada tiveram prejuízos em suas moradias após tornado que atingiu o Oeste de Santa Catarina, no dia 20 de abril. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) lançou uma campanha, com apoio da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), visando prestar solidariedade aos desabrigados e colaborar com a reconstrução dos municípios.

Na última sexta-feira (24), fiscais das inspetorias de Xanxerê e de Chapecó e profissionais das entidades de classe e das universidades auxiliaram as equipes técnicas das prefeituras de Xanxerê e Ponte Serrada no levantamento dos prejuízos. O diagnóstico servirá de base para a captação de recursos pelos municípios junto aos órgãos estaduais e federais visando à reconstrução das áreas.

Campanha de ART e doações
O presidente do Crea-SC Eng. Carlos Alberto Kita Xavier assinou portaria (095/15) estipulando valor especial de R$ 21,33 para a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa a laudos, vistorias, projeto, execução e outras atividades técnicas necessárias à reconstrução dos imóveis unifamiliares. O documento se aplica a obras com área de até 150 m2.

Para usufruir das condições, o profissional deverá mencionar na ART, no campo Resumo do Contrato, o número do Decreto Municipal que determinou estado de calamidade no município e apresentar declaração da Defesa Civil de que o proprietário teve a obra atingida.

O Crea-SC também está arrecadando donativos para as vítimas. Produtos como água, material de construção e limpeza, alimentos não perecíveis e agasalhos podem ser entregues em todas as unidades de atendimento do estado. Confira os endereços aqui. A ação tem o apoio do Programa CREAjr-SC que também se mobilizou e já enviou dois caminhos de doações aos atingidos. 

Números - De acordo a Defesa Civil de Santa Catarina, 2.178 famílias em Xanxerê e 328 em Ponte Serrada, no Oeste do Estado, tiveram danos nas moradias. A maior parte teve o telhado arrancado pelo vento. Até o momento, Xanxerê ainda tem 4.275 pessoas desalojadas e 539 desabrigadas. Duas pessoas morreram e 97 ficaram feridas. Em Ponte Serrada foram 27 feridos, ainda há 1.050 desalojados e 77 desabrigados.

Adriano Comin
Equipe de Comunicação do Crea-SC