Posse da diretoria do Sinduscon em Chapecó tem participação do CREA-SC

Florianópolis, 12 de março de 2015.


O presidente do CREA-SC Eng. Civil e Seg. Carlos Alberto Kita Xavier participa hoje (12), da posse da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), às 19h30, no Clube Recreativo Chapecoense, em Chapecó. Assume a presidência da entidade para gestão 2015-2016 Jean Carlo Baldi no lugar de José Brill Wolff.

O Siduscon tem grande relevância e representatividade com atuação em 23 municípios do Oeste de Santa Catarina. Fundado em 30 de setembro de 1987, congrega empresas construtoras, incorporadoras e prestadoras de serviços de mão-de-obra.

O presidente parabenizou a nova diretoria e desejou uma gestão de equilíbrio e transparência com ações voltadas ao desenvolvimento e expansão socioeconômica, com foco na sustentabilidade ambiental e na segurança e qualidade de vida da população.

Disse que algumas questões sempre são prioritárias para o setor, entre elas a busca constante pela inovação tecnológica e o fortalecimento das parcerias com a sociedade, poder público, entidades e instituições de ensino.

“Coloco o Conselho à disposição para debatermos os grandes temas do setor tecnológico, desenvolver projetos e alinhar ações de cooperação técnica que possam beneficiar a comunidade desta região”.


Na manhã desta sexta-feira o presidente reúne-se com o colegiado de inspetores e com o diretor regional de Chapecó para debater as demandas da inspetoria.


Contexto da Construção Civil

A economia de Santa Catarina e bastante diversidade com um PIB girando em torno de R$ 160 bilhões, o sétimo maior do país. A engenharia e a construção civil estão inseridas nos diversos setores e é alavancada em grande parte pelo turismo.

Segundo relatório da FIESC, a qual o SINDUSCON é filiado, a participação da Construção Civil no PIB catarinense gira em torno de 6%. Em 2013, o setor gerou 20 mil vagas em Santa Catarina, enquanto que em São Paulo foram 13 mil. O estado foi o quinto com maior entrada de turistas internacionais e o quinto com maior número de estabelecimentos no setor da construção civil.

Em 2014, o CREA-SC fechou o ano com um número Record em registro de Anotações de Responsabilidade Técnica atingindo a marca de 327,7 mil ARTs, a grande maioria na área da construção civil.

Kita comenta que apesar dos números favoráveis dos últimos anos, o contexto socioeconômico atual do país aponta para um momento de reflexão e, mais do que nunca, de planejamento para o setor. As medidas econômicas e as denúncias de corrupção ganham espaço nos noticiários e impactam diretamente na economia do país.

A CNI – Confederação Nacional da Indústria estima um crescimento no setor da construção civil de apenas 0,5% em relação a 2014. Prevê ainda uma leve queda no emprego e na produção de insumos como cimento e aço.

“São previsões, mas servem de alerta. Tenho certeza que a união de esforços, a força e a representatividade do setor da construção civil e da engenharia catarinense, aliadas ao dinamismo, criatividade e empreendedorismo dos profissionais de todo o estado, irão superar todos os desafios impostos pelo atual”, conclui.

Assessoria de Comunicação do Crea-SC