IEL divulga projeto de Estudo Prospectivo e Mapeamento de Competências da Cadeia da Construção Civil

Salvador, 20 de setembro de 2011.

Representantes do IEL (Instituto Euvaldo Lodi) se reuniram com o presidente do Crea, Jonas Dantas, para apresentação do projeto que prevê a realização do Estudo Prospectivo e o Mapeamento de Competências para a Cadeia da Construção Civil.

Encomendada pela SEPLAN (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia) e executada pelo IEL-BA, a pesquisa tem o propósito de construir cenários futuros (até 2023) e propor estratégias e políticas públicas que acompanhem as demandas e a evolução da construção civil no Estado.

De acordo com Fabiana Carvalho, Gerente de Inovação e Projetos Especiais,  o objetivo do estudo é mapear os serviços especializados presentes ao longo da cadeia de valores da construção civil, com ênfase nos segmentos de material, construção pesada e edificações.

Dentre as etapas metodológicas que abrange Salvador e região metropolitana estão a definição do escopo, diagnóstico do setor, fatos portadores de futuro, temas estratégicos, probabilização dos temas e cenários. “É fundamental que esse estudo enfatize a importância da aplicabilidade de leis como a 11.888, que trata da assistência técnica para população de baixa renda, e a 11.445 sobre a universalização do saneamento. Bem aplicadas, as duas leis terão um impacto sem precedentes na construção civil”, alertou Dantas.

Ainda de acordo com o presidente do Crea, questões relativas á mão de obra especializada devem ser trabalhadas. “Precisamos mapear dentre outros fatores a escassez de mão de obra em determinadas áreas e a entrada de profissionais estrangeiros no país”, completou.

Na prática, a pesquisa do Mapeamento de Competências tem por finalidade construir um banco de informações referentes aos serviços especializados da cadeia da construção civil, em que seriam analisados setores empresariais, de financiamento e fomento. Quanto aos Recursos Humanos, os destaques seriam os cursos técnicos, a graduação e pós-graduação, já no setor tecnológico a abordagem está ligada aos serviços tecnológicos, inovações, certificações e serviços técnicos tecnológicos. “Nesse aspecto a contribuição do Crea como fonte de dados atualizados é de suma importância para interpretação do cenário atual de demandas e investimentos futuros”, enfatizou Fabiana Carvalho.

Salvador e região metropolitana, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna são as áreas de abrangência do estudo.

Ascom Crea-BA