Crea-BA começa trabalho de fiscalização do Carnaval

Brasília, 14 de fevereiro de 2007

O Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA) iniciou a primeira etapa dos trabalhos de fiscalização do Carnaval. As ações abrangem desde a vistoria de trios elétricos, montagem de estruturas metálicas para camarotes, equipamentos de som, refrigeração e decoração, funcionamento de banheiros químicos, dispositivos elétricos e o plano de segurança para situações de pânico e parâmetros de acessibilidade.

Conforme o Plano de Fiscalização do Crea, a exigência prévia de profissionais habilitados (engenheiros, arquitetos e técnicos) na execução de empreendimentos iminentemente técnicos visa reduzir riscos durante os festejos. As inspeções ocorrem em diversas áreas e buscam evitar acidentes em potencial.

No caso dos veículos, podem ocorrer falhas mecânicas, arruinamento de estruturas, inexistência de aterramento, ausência de grade de proteção para partes móveis (pneus e engrenagens), falta de escadas de emergências etc. Itens que podem gerar colisão, queimaduras em foliões, choque elétrico, incêndios, pânico, atropelamento dentre outros.

As estruturas metálicas (palcos, camarotes, arquibancadas e praticáveis) e outros equipamentos (iluminação e material de decoração) podem acarretar em problemas como instabilidade estrutural, erros de montagens, sub-dimensionamento de itens de segurança, curto circuito nas instalações elétricas capazes de gerar acidentes como desabamentos e incêndios.

A fiscalização prévia é realizada em duas etapas: primeiramente, durante a montagem das estruturas básicas; em seguida, é feita nova inspeção logo após a instalação de equipamentos suplementares e complementares (elevadores nos camarotes, ar condicionado, grupo gerador, extintores de incêndio, iluminação cênica e sonorização). "Nosso intuito é monitorar esses equipamentos e serviços, em todas as etapas, garantido que haja profissionais habilitados nas atividades que não podem ser desempenhadas por leigos ", explica o engenheiro Jonas Dantas, presidente do Crea-BA.

Fonte: www.creaba.org.br