Fórum da mulher define diretrizes para 2007

Brasília, 18 de dezembro de 2006

Mostrar que as mulheres da área tecnológica são capazes de contribuir de forma efetiva e eficaz para a elaboração de políticas públicas. Essa é uma das diretrizes do Grupo de Trabalho (GT) Fórum Mulher para 2007. Reunidas na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea/DF) as componentes do GT avaliaram as ações realizadas em 2006 e definiram as diretrizes a serem trabalhadas no ano de 2007.

Para a presidente do Crea/DF, engenheira civil Lia Sá as conquistas em 2006 foram muitas, começando pela Resolução nº 495 de agosto de 2006 que fixa os valores das anuidades de pessoas físicas a serem pagas aos Creas que no seu Artigo 3º, Inciso III determina que os regionais podem conceder desconto no valor da anuidade ao profissional “do sexo masculino que tiver mais de sessenta e cinco anos de idade ou trinta e cinco anos de registro no Sistema e à profissional do sexo feminino que tiver mais de sessenta anos de idade ou trinta anos de registro no Sistema, desde que estejam em dia com suas obrigações até o exercício anterior”.

Para a Presidente, a resolução é uma conquista significativa já que até o ano de 2005 o desconto no valor das anuidades era concedido a mulheres com mais de sessenta e cinco anos de idade ou trinta anos de registro no Sistema.

Em 2007 o GT Mulher quer consolidar as ações iniciadas em 2006 e mostrar a importância da mulher dentro do Sistema Confea/Crea. Para a Conselheira Federal, Ângela Buchmann o Fórum da Mulher precisa mostrar a importância da mulher dentro do Sistema Confea/Crea. “Precisamos apagar a idéia de que somos o sexo frágil e mostrar que somos capazes de colaborar para mudar a realidade social do Brasil, construindo um país mais justo”, afirmou a Buchmann.

A expectativa das componentes é de que na 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (Soeaa) a ser realizada em 2007 no Rio de Janeiro é que o Fórum Mulher ganhe destaque na programação. “Esperamos que na próxima SOEAA os organizadores dêem ao Fórum da Mulher o destaque que ele merece e não coloque nenhum outro painel no horário do nosso, assim todos podem participar”, enfatizou a Coordenadora do GT Mulher, engenheira agrônoma Maria Higina do Nascimento.

Na 64ª Soeaa em 2007 o GT Fórum Mulher está montando uma programação dinâmica, que, além de apresentar os problemas sociais existentes no país, mostre as ações realizadas pelos GTs Mulher de todos os Creas que permitirão mudar o cenário apresentado. Outra definição da Comissão reunida no Crea/DF é que ao final do Painel o grupo defina propostas comuns a serem implementadas pelos GTs Mulher em cada um dos 27 creas que compõem o Sistema Confea/Crea/Mútua.

por Ana Karienina
Assessoria do Crea/DF