MPOG declara apoio à WEC 2008

Brasília, 5 de outubro de 2006

O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Paulo Bernardo Silva, recebeu em audiência hoje, 5 de outubro, lideranças do Sistema Confea / Crea. Na oportunidade, o ministro foi convidado para integrar o Conselho Consultivo Nacional do Congresso Mundial de Engenheiros (WEC, na sigla em inglês), evento que será realizado no Brasil em dezembro de 2008.

Paulo Bernardo aceitou apoiar e participar do desenvolvimento das ações e gravou um depoimento a ser exibido na reunião do Conselho Consultivo Internacional, que acontece dia 16 de outubro em Chicago (EUA). No depoimento, Paulo Bernardo ressalta a preocupação do governo com a questão da inovação tecnológica e reconhece a importância de o Brasil ser a sede de um evento como esse.

Trata-se da terceira edição do evento. A primeira foi em Hannover, na Alemanha e a segunda em Xangai, na China. Sua organização está a cargo do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae), sub supervisão da Federação Mundial de Organizações de Engenheiros (WFEO).

O presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, aproveitou a oportunidade para apresentar outros projetos do Sistema, como o projeto Pensar o Brasil, que está em sua segunda etapa e pretende propor uma contribuição da área tecnológica para um projeto de desenvolvimento sustentável para o país. Os participantes da audiência também discutiram questões estratégicas como a contratação de serviços de engenharia por meio de pregão.

Também participaram da audiência o vice-presidente do Crea-DF, Flávio Correia de Sousa; o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Simão; o vice-presidente da Febrae, Carlos Roberto Moura; o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi; o eng. agrônomo Carlos Alonso; o gerente de relações institucionais do Confea, René Bayma; o coordenador do projeto Pensar o Brasil, Luiz Soares; o Conselheiro Federal Jaques Sherique; o presidente do Crea-PE, eng. civil Roberto Lemos Muniz; o representante do Crea-PR, Everson e o superintendente do Confea Edson Macedo.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea