Kamel Ayadi elogia organização da WEC 2008

Brasília, 21 de julho de 2006

“Fiquei muito impressionado com o que vi e ouvi aqui... Quando cheguei há dois dias, confesso, estava preocupado. Mas essas preocupações se desvaneceram. Gostaria que informassem a todos os engenheiros do mundo sobre o que está sendo feito aqui, para que todos fiquem tranqüilos como eu estou agora”. A declaração é do presidente da Federação Mundial de Engenheiros (WFEO/FMOI), eng. Kamel Ayadi, feita na tarde de ontem (19/07), no encerramento da segunda reunião do Conselho Supervisor (SB) da Convenção Mundial de Engenheiros de 2008 (WEC), realizada na sede do Confea, em Brasília.

Kamel Ayadi, o coordenador do Conselho Consultivo Internacional da WEC, eng. José Medem, e o consultor internacional do evento, Peter Herman, estiveram em Brasília, cidade que será a sede da WEC 2008, durante dois dias. Participaram de uma série de audiências no dia 19. Entre elas, com a governadora do Distrito Federal, Maria Abadia, e com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

No dia 20, além de visitar a Câmara da Construção Civil e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), participaram da reunião do SB. No encontro, tomaram conhecimento de todas as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Confea e pela Febrae para a realização do congresso, que terá como tema: Engenharia: inovação com responsabilidade social.

Na abertura da reunião, o presidente do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, destacou a intenção do Confea e da Febrae de realizar o maior e melhor Congresso Mundial de Engenheiros. “Ontem tivemos uma série de encontros que visaram mostrar para o presidente da WFEO/FMOI que temos apoio dos governos local e federal para a realização do evento”, lembrou.

A apresentação da infra-estrutura de Brasília - 17˚ lugar mundial em realização de eventos e 8˚ em maior número de participantes – pelo diretor executivo do Convention Bureau, Nei Huberto Neves, foi a primeira exposição da reunião. Em seguida, o gerente do projeto e vice-presidente do Confea, eng. Paulo Bubach, fez um relato da estrutura da WEC, sua organização e programação.

Estudantes
Um dos pontos de destaque da WEC 2008 será a participação dos jovens engenheiros e estudantes de engenharia, muito incentivada tanto pelo Confea e Febrae como pela WFEO/FMOI. Os Congressos Mundiais de Engenheiros anteriores já registraram essa participação, que tende a crescer no próximo.

Depois de ouvir um relato, feito pelo estudante Marcel Ribeiro Teixeira, sobre a organização da participação deste segmento na 63ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), que será realizada no próximo mês de agosto e é considerada preparatória para a WEC 2008, Kamel Ayadi disse que gostaria de coordenar tanto o Fórum dos Jovens Engenheiros e Estudantes como o da Mulher.

Ele declarou que é de extrema importância trazer os jovens para dentro da WFEO/FMOI. “Estamos abertos para integrá-los à nossa estrutura. Precisamos trazer mentes frescas para a nossa organização”, disse. E pediu a Marcel que faça contato com o Fórum Internacional de Jovens Engenheiros e una os dois movimentos.

Comunicação
As ações de comunicação também fizeram parte da pauta. A Assessoria de Comunicação do Confea (ACOM) fez um relato dos produtos que estão sendo desenvolvidos para a divulgação do evento: site (www.wec2008.org.br) bilíngüe que já está on-line e deve, em breve, se transformar em portal; revista científica, produto semestral, que deve ter a próxima edição circulando no final de agosto; selo “WEC 2008: Agende este Evento”, ferramenta que visa causar um agendamento nacional e internacional do congresso; folder bilíngüe; releases; entre outros.

A ACOM destacou ainda ações que já estão sendo implementadas para pautar o evento na mídia nacional e internacional: envolvimento das áreas de comunicação dos Creas e das Entidades de Engenharia na divulgação do Congresso, via seus instrumentos internos de comunicação; proposta de parceria com o Ministério do Turismo para o uso dos espaços publicitários dos aeroportos; contatos com jornalistas correspondentes internacionais; e com os assessores de comunicação das 90 entidades ligadas a WFEO/FMOI e com os integrantes da CIAM, comissão que reúne as entidades da área tecnológica do Mercosul.

Ainda segundo a ACOM, está sendo providenciado também processo licitatório para contratação de empresa especializada em eventos, comunicação e marketing, que dará apoio à execução do evento e às ações de divulgação.

Fórum da Mulher
A presidente do Crea-DF, engª Lélia Barbosa de Sousa Sá, apresentou o projeto “Tecnologia Solidária”, que será desenvolvido no Fórum da Mulher, dentro da 63ª SOEAA. Ela fez um resgate histórico do tema, lembrando o primeiro GT Mulher (1985), a reativação do mesmo em 1997 e a edição do livro “A Mulher da Área Tecnológica no Brasil”, em 1999.

Lélia falou ainda dos dois primeiros Fóruns da Mulher, realizados nas SOEAAs de 2004 e 2005. E de projetos desenvolvidos por profissionais como o da arquiteta Diane da Mota “Modelo Inovador da Urbanização”.

Ela informou que o Fórum da Mulher de 2006 é coordenado pela conselheira federal engª Maria Higina. Visa “proporcionar a formação de mulheres multiplicadoras junto à sociedade nas ações de melhoria da qualidade de vida das regiões urbanas e rurais”.  Projetos selecionados, com este fim, serão premiados nas duas próximas SOEAAs e apresentados na WEC 2008.

Lélia propôs a todos os países que promovam trabalhos similares, também com o objetivo de apresentar no Congresso Mundial. O presidente da WFEO/FMOI a parabenizou pela iniciativa e a incentivou a integrar internacionalmente o Fórum da Mulher.

De Brasília os representantes da WFEO/FMOI seguiram para o Rio de Janeiro onde será implantado, oficialmente, o Comitê de Programa da WEC 2008, sob a coordenação da Febrae.

Bety Rita Ramos
Da equipe da ACOM