Cenário Brasil traz projeto para a seca do Nordeste

A transposição do rio São Francisco é o tema do Cenário Brasil desta semana. O programa traz para o estúdio o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, que irá falar sobre as diferenças entre o plano atual e os projetos que foram propostos anteriormente. O convidado também responderá a perguntas da população que mora na região afetada pelo projeto, o Polígono das Secas, no Nordeste do Brasil.

A região apresenta um grande desequilíbrio entre a distribuição de água e a concentração de habitantes.  A bacia do rio São Francisco oferece 70% da água, mas acolhe apenas 21% dos moradores locais. Por outro lado, os rios intermitentes concentram somente 20% da água, que deve ser distribuída para os 70% restantes da população.

A solução proposta pelo projeto de transposição prevê a construção de dois canais, que captariam cerca de um por cento da água que o São Francisco joga no mar para abastecer a área atingida pela seca. O canal norte levará água para o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O canal leste irá fornecer água para os Estados de Pernambuco e da Paraíba. Ao todo, serão 622 km de canais, que irão desembocar em bacias de rios temporários e, de lá, irão para açudes e reservatórios – que servirão para o consumo humano ou animal.

O programa Cenário Brasil vai ao ar neste domingo (13), às 8h15, no SBT.


Luiza Lehmkuhl Carreirão