Governo acelera programa de recuperação de estradas federais

Brasília, terça-feira, 1º de novembro de 2005
 
A retomada dos investimentos federais na recuperação de estradas brasileiras foi elogiada por parlamentares petistas. O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), incluiu a iniciativa do governo Lula como um indicativo da retomada de investimentos em infra-estrutura, um dos pilares para alavancar os investimentos no país. "O governo Lula dá início a um processo de superação do sucateamento do sistema viário ocorrido nos últimos dez anos no Brasil", disse Fontana. " O mau estado das estradas brasileiras é mais uma herança negativa que recebemos do governo anterior, problema que o governo Lula está sanando".

O Ministério dos Transportes prevê a recuperação de 7 mil quilômetros de rodovias em 2006, o que, somados aos 14 mil quilômetros previstos para 2005, significa que mais da metade das rodovias do brasileiras em situação precária terão recebido investimentos federais, segundo informa a Agência Brasil. Para o ano de 2006, o plano é dar seqüência à recuperação de rodovias e iniciar obras, como a duplicação da BR-101/Sul e a duplicação da BR-101/Nordeste.

Em janeiro de 2003, ao assumir, o governo Lula fez um levantamento que constatou que 40% da malha rodoviária brasileira não tinha condições de trafegabilidade, ou seja, cerca de 60 mil quilômetros. Somente este ano, para obras em estradas o Ministério dos Transportes tem recursos disponíveis da ordem de R$ 1,45 bilhão.

O deputado Gilmar Machado (PT-MG) também comemorou a retomada substancial dos investimentos federais na recuperação das estradas. "Voltaremos a ter mais trafegabilidade e condições de escoamento da produção em diferentes pontos do País", disse. Ele lembrou que na região do Triângulo Mineiro, o trecho da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, depois de mais de dez anos, até o ano que vem, finalmente, será concluída a obra de duplicação.

As estradas que passam pelo Triângulo Mineiro - BR- 365, BR- 262 e a BR-050 ligam o Sul e Sudeste ao Centro Oeste e estão entre as principais vias para a economia brasileira. "Todas estão sendo recuperadas e terão trafegabilidade, recuperando o seu papel para o desenvolvimento regional e nacional".

A operação deflagrada pelo Ministério dos Tranportes desde 2003 já recuperou mais de seis mil quilômetros de rodovias, a quantidade mais expressiva dos últimos 20 anos. As obras estão sendo feitas, principalmente, nas estradas federais classificadas como corredores de escoamento agrícola. Além disso, no período, houve trabalhos de sinalização em outros 17,9 mil quilômetros e a construção e adequação em 269 quilômetros.

Obras - As principais obras rodoviárias estão inseridas no Programa de Recuperação e Manutenção de Rodovias, lançado em 2003. O plano inclui trechos cuja escolha seguiu critérios técnicos de prioridade e atendeu demandas apresentadas pelos governos estaduais, Ministério da Agricultura e Confederação Nacional do Transporte. Desse montante, o ministério já empenhou R$ 1,28 bilhão.

Determinado a ampliar a capacidade das principais rodovias por onde passa a maior parte da produção do país rumo ao mercado internacional, o governo tirou do papel projetos iniciados há até uma década e não concluídos. É o caso da duplicação da rodovia Fernão Dias (BR-381), ligando São Paulo a Belo Horizonte, iniciada há 10 anos e que recebeu R$ 45 milhões este ano.

Há mais de oito anos, a população do Sul do Brasil espera a conclusão da duplicação da BR-101, no trecho entre Palhoça/SC e Osório/RS, adequação retomada pelo governo federal, para acabar com problemas em decorrência na movimentação naquele trecho, onde aconteceram centenas de mortes. Somente para este segmento de 348 quilômetros, o Ministério dos Transportes programou cerca de R$ 500 milhões de investimentos em 2005.

Outra intervenção importante em fase de conclusão diz respeito à duplicação dos 435,9 quilômetros e restauração de 669,8 quilômetros das rodovias BR116/376/101, entre São Paulo e Florianópolis. Também estão em andamento as obras de duplicação e restauração de 135,9 quilômetros da BR-050, entre Uberaba e Uberlândia, importante via para a ligação entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste, que deverão estar prontas em 2006.

Assessoria de Comunicação