Lígia Martucci é nova coordenadora da Câmara de Agronomia

Brasília (DF), 09.03.2005

A engenheira agrônoma Lígia Martucci (Crea-SP) foi a candidata escolhida para assumir o cargo de coordenadora nacional da Câmara Especializada de Agronomia no ano de 2005. A eleição, vencida por 16 votos a 12, aconteceu na manhã do dia 9 de março,durante o Encontro Anual das Coordenadorias de Câmaras Especializadas, no Hotel Nacional, em Brasília.

Lígia recebeu o cargo do engenheiro Hamilton Randon Flandoli (Crea-MS), que encerrou sua segunda gestão à frente da Câmara se dizendo muito satisfeito com os resultados do trabalho dos dois últimos anos. As principais discussões em 2004 giraram em torno da Resolução 218, que dá novas atribuições às especialidades de engenharia, e do Decreto 4560, que dá aos técnicos as mesmas atribuições dos engenheiros agrônomos. Outras ações que Flandoli destaca são o projeto de agronomia pública, dentro do qual foram realizados seminários estaduais, a valorização profissional, a criação de uma planilha com as atribuições dos profissionais para trabalharem na área ambiental, além da aprovação das diretrizes curriculares de agronomia, que já foram encaminhadas ao Ministério da Educação para sanção.

Lígia Martucci assumiu o cargo com a expectativa de conseguir uma integração com todos os estados através de um trabalho transparente e participativo. A nova coordenadora pretende promover reuniões regionais, pois acredita que os espaços entre as reuniões nacionais da Câmara são muito grandes e acabam esfriando os debates e tornando os resultados mais lentos. A idéia é promover uma aproximação para o desenvolvimento dos trabalhos com um único objetivo, que é a valorização da modalidade de agronomia.

Os assuntos serão trabalhados de acordo com a necessidade da classe, dando destaque para a Resolução 218 e o Decreto 4560, além da agronomia pública, com a promoção de eventos da área junto aos Creas. “Contamos muito com o apoio do Confea para o desenvolvimento e a realização de um trabalho à altura de uma Câmara Especializada”, finalizou.

Cinthia Andruchak
Jornalista convidada