Renê Pugsley é eleito coordenador da Câmara de Engenharia Química

Brasília (DF), 09.03.2005

"José Lauro e Renê Oscar"
Na manhã do dia 9 de março, o engenheiro químico Renê Oscar Pugsley (Crea-PR) foi eleito coordenador nacional da Câmara de Engenharia Química por sete votos a dois. O novo coordenador e seu adjunto, o engenheiro químico José Lauro de Oliveira Filho (Crea-SE), assumiram com a missão principal de fortificar a inserção do engenheiro químico junto à sociedade. Na ocasião, o engenheiro químico Orlando Castello Branco (Crea-RJ), coordenador da câmara no ano de 2004, entregou o cargo e fez um balanço de sua gestão. O Encontro Nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas acontece até o dia 11, no Hotel Nacional, em Brasília.

Segundo o novo coordenador, Renê Oscar Pugsley, a inserção do engenheiro químico na sociedade deve acontecer em cada estado, através da participação dos profissionais em suas associações e entidades. “A idéia é promover uma união nacional dos engenheiros químicos que possa fortalecer a categoria”, explica.

O coordenador também defende a participação dos Creas e uma inserção maior dos profissionais nas redes de tecnologia existentes, a exemplo da Retec, no Paraná, para que elas também sejam agentes fiscalizadores da profissão. Outra proposta é a aproximação dos Creas junto às escolas através do Crea Júnior, que promove a participação dos estudantes nos conselhos regionais. Incentivo à realização de workshops nos Creas e da participação dos assessores técnicos dos conselhos regionais nas reuniões nacionais são outras propostas para 2005.

O engenheiro químico Orlando Castello Branco (Crea-RJ), que entregou o cargo durante a cerimônia, fez um balanço positivo das atividades de 2004 e citou como uma das principais realizações de sua gestão as reuniões para discutir a Resolução 218, que dá novas atribuições às especialidades de engenharia. Castello Branco também lembrou da participação no Seminário Mundial de Engenharia, realizado em Xangai, na China, no ano passado. Segundo ele, o evento foi uma grande oportunidade de troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversos países.

Cinthia Andruchak
Jornalista convidada