Tabelas de serviços dos Creas serão unificadas

Manaus (AM), segunda-feira, 25 de outubro de 2004.

A partir de 2005 as tabelas de serviços dos Creas deverão ser unificadas. A proposta foi apresentada pelo Grupo de Trabalho de Ordem Econômica, coordenado pelo presidente do CREA-AM, Eng.º Civil Afonso Lins Júnior, e integrado pelos presidentes dos CREA-MS, Eng.º Civil Amarildo Miranda Melo e do CREA-PI, Engº Civil Manoel Coelho Soares Filho, tendo sido aprovada pelo Colégio de Presidentes. Os valores já foram definidos, mas falta a aprovação do Plenário do Confea, que deverá discutir a matéria na próxima reunião, que ocorrerá de 27 a 29 de outubro.

De acordo com Afonso Lins Júnior, que coordenou reunião do GT nesta quinta-feira, 21, em Campo Grande, MS, esta é uma reivindicação antiga dos profissionais do Sistema e que somente agora está prestes a ser viabilizada. "Este é um pleito que há muito tempo vem sendo feito por parte dos profissionais, que se queixavam de ter que pagar taxas diferenciadas ao prestarem serviços para outros estados. Agora em qualquer localidade, a taxa será a mesma", explica.

O coordenador destaca a unificação das tabelas de serviços como um dos principais trabalhos realizados pelo GT realizados em 2004, uma vez que havia resistência por parte de alguns Creas, especialmente do Paraná e de Minas Gerais, os últimos a concordarem com a proposta. "Foi necessário muita conversação entre os presidentes ao longo do ano, mas enfim todos concordaram que esta medida beneficiará os profissionais".

Ele também cita o Findata como outro trabalho bem sucedido do GT de Ordem Econômica. Trata-se de um programa elaborado em conjunto com a Comissão de Controle do Sistema (CCS), idealizado para reunir dados estatísticos mensais dos Creas, que possibilita uma análise comparativa entre os Regionais.

Rosângela Alanís (CREA-AM)