Confea: agenda internacional mostra resultados positivos

Brasília (DF), quinta-feira, 30 de setembro de 2004.

Debater sobre a importância da engenharia na competitividade é o próximo compromisso internacional do Confea que participa do XV Congresso da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), em Lisboa, dias 21 e 22 de outubro próximo, representado por seu presidente, eng. Wilson Lang e por dois conselheiros federais, Elbio Maich e Paulo Rangel, respectivamente, engenheiros eletricista e mecânico.

A delegação dá continuidade a política de relações institucionais internacionais traçada para este ano, durante o qual o mês de setembro foi especial para o Sistema Confea/Creas. A participação destacada em alguns compromissos conseguiu trazer para o Brasil eventos como a WEC 2008 (Convenção Mundial de Engenheiros) e o XXII Congresso Panamericano de Avaliação para 2006, colocando o país no roteiro de eventos internacionais da área tecnológica.

A OEP, parceira do Confea em ações que visam estreitar os laços profissionais e de amizade entre os dois países, está preocupada em fazer com que Portugal encontre novos modelos de desenvolvimento para competir com mercados mais exigentes, onde qualidade, preço, diferenciação e especialização ditam as regras, estabelecendo o nível de competitividade onde, por sua vez, os conhecimentos de engenharia se revelam fundamentais.

Em Lisboa, profissionais, universidades e empresas estarão discutindo a “Importância da Engenharia na Competitividade”, tema do congresso que propõe uma reflexão sobre o grau de envolvimento dos engenheiros na evolução dos países, tanto na qualidade de vida das populações, quanto no desempenho de suas economias.

Ao participar do congresso, Maich e Rangel terão uma visão da realidade portuguesa, identificando problemas e soluções que podem ser comuns, na discussão sobre inovações, informações, estratégia, planejamento, formação e legislação profissional.

Cartagena - A cidade colombiana foi palco do XXI Congresso Pan-americano de Avaliação, realizado de 20 a 23 de setembro último.

A delegação brasileira vibrou quando os cerca de 300 participantes do evento elegeram o Brasil para sediar a próxima edição do evento em 2006 e automaticamente, assumir a direção da Upavi (União Panamericana de Associações de Avaliação), representado pelo Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), autor da proposta.

Outra vitória, foi a escolha de dois trabalhos brasileiros como os vencedores entre os 15 que foram apresentados durante a progração que contou também com 15 palestras. “Diagnóstico e Incorporação de Efeitos Especiais em Modelos de Regressão Aplicados na Avaliação de Imóveis”, que leva a assinatura do eng. Rubens Dantas, e “Fundamentos de Base Cartográfica e Geoprocessamento Aplicados a Avaliação Imobiliária”, de Antonio Liporoni, foram os que mais se destacaram.

O presidente nacional do Ibape, Octávio Galvão Neto e Radegaz Nasser um dos quatro vice-presidentes do instituto que participaram da delegação brasileira, concordam que as avaliações e perícias formam um segmento que a cada dia vem se destacando como especialidade e que sediar um evento do porte do congresso Pan americano “só trará bons resultados para o país”.

Da delegação fizeram parte os engenheiros Octavio Galvão Neto, José Tarcisio Doubek Lopes e Gilberto Adib Couri, respectivamente presidente e vice-presidentes do IBAPE; eng. Antonio Sérgio Liporoni - conselheiro; eng. Eduardo Rottmann e mais 15 profissionais de diversos Estados da Federação.

México - Na Cidade do México, mais precisamente no Palácio de Minería, foi realizada a cerimônia em que o presidente do Confea, Wlson Lang, tomou posse como membro Academia Pan-Americana de Engenharia, durante a realização da XXIX Convenção Pan-Americana de Engenharia, em 22 de setembro.

Lang, como todos os membros da entidade, foi indicado a participar como membro em função do reconhecimento de suas contribuições à profissão e ao desenvolvimento tecnológico.

A Academia Pan-Americana foi fundada na cidade do Panamá, em 24 de agosto de 2000. A iniciativa nasceu da União Panamericana de Engenheiros (UPADI) e Federação Pan Americana de Sociedades de Engenharia, organização que representa os engenheiros do Continente, através das Federações Nacional de cada país.

Espanha - Especialmente saudada pelo ministro das Cidades, Olívia Dutra, a participação do Confea no Fórum Urbano Mundial e na VI Reunião Internacional da Arquitetura sem Fronteiras, realizados em Barcelona na Espanha, entre 13 e 18 de setembro, “foi mais que positiva e fez a diferença”, disse o arquiteto Alberto de Faria, presidente do Crea-DF e um dos integrantes da delegação brasileira presente ao evento. Para ele, “a participação do Sistema Confea/Creas nesse tipo de atividade é mais que importante, é necessária”.

Segundo Alberto - que também destacou a participação do presidente da União Internacional dos Arquitetos, o brasileiro Jaime Lerner - foi muito bem recebida a sugestão do governo brasileiro que propõe um novo conceito para tratar as questões da dívida externa dos países em desenvolvimento, sem considerar as despesas nos investimentos para infra-estrutura.

O presidente do Crea-DF deixa a sugestão para que, na próxima edição do evento, o Sistema Confea/Creas apresente os resultadis positivos das ações referentes a acessibilidade e engenharia, arquitetura e agronomias públicas “que fazem parte de um trabalho diferenciado do Sistema que não deixa nada a dever a nenhuma instituição internacional”.

Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACOM