Parceria entre Confea e Mdic auxilia pequenas empresas

Por meio de uma parceria como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), serão montados Telecentros em dez Creas de norte a sul do país. Tratam-se de instalações preparadas para a prospecção de negócios, com logística adequada e computadores on-line ligados a um grande banco de dados do setor. Monitores e gerentes de atendimento também estarão à disposição para orientar os usuários a aproveitar o máximo do novo recurso.

A iniciativa, voltada a profissionais e empresas, começa a ser implantada a partir de agosto nos Creas SP, GO, SC, RJ, MT, ES, RS, MG, RN e DF. A instalação dos novos Telecentros foi anunciada na 6a Reunião do Fórum Permanente das Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte, realizada ontem, 30 de junho, em Brasília.

Estiveram reunidos na ocasião os Ministros Luiz Fernando Furlan, do Mdic, Ricardo Berzoini, do Ministério do Trabalho e Emprego e a ministra interina da pasta Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ana Fonseca. Também participaram diversos parlamentares, empresários e representantes de entidades ligadas ao segmento.

Presente no evento, o presidente do Confea, eng. civil Wilson Lang, afirmou que o Sistema tem o dever de contribuir para o "salto" das pequenas e micro empresas. "Somos fornecedores de subsídios básicos para o desenvolvimento do setor, de produtos a tecnologia", explicou. O principal foco da ação é, segundo ele, a democratização das oportunidades: "os Creas estão bem estruturados para difundir informações e fazer a interface entre as áreas técnicas e os diversos ramos de negócios".

Congratulação - A parceria entre Mdic e Confea foi brindada na reunião. Durante a apresentação das atividades do Comitê "Informação", um dos seis que configuram o fórum, o secretário de Tecnologia Industrial do Mdic, Roberto Jaguaribe, agradeceu o empenho do Sistema. "Faço uma saudação particular ao Confea/Crea, um dos importantes atores que proporcionaram implementação e desenvolvimento dos Telecentros", disse Jaguaribe.

O ministério pretende estimular cada vez mais a expansão dos Telecentros, um dos eixos da política pública voltada à melhoria das condições para as pequenas empresas. Segundo Furlan, a expectativa é de, ao final do programa, ter pelo menos um Telecentro em cada município do país.

A estratégia do governo, porém, vai muito além. O apoio às exportações é um dos carros-chefe dessa política. No ano passado, o setor consolidou US$ 1,7 bilhão em produtos remetidos ao exterior, crescendo 30% em relação a 2002. Porém, dos quatro milhões de empreendimentos desse porte no país, apenas 10 mil exportam. "Vamos fazer o que for possível para estimular os outros 3,9 milhões a seguir o mesmo rumo", sentenciou o ministro.

O Confea também tem assento no comitê "Comércio Exterior e Integração Nacional", que discute o tema exportação. Além desse e do que trata da difusão de informações, já mencionado, o Sistema também atua no comitê "Tecnologia e Inovação".

Computadores - Na reunião, Furlan também informou que serão doados 1220 microcomputadores a entidades privadas que apresentarem um plano sólido para levar informações e oportunidades a seu público conveniado. O Confea, nesse âmbito, vai divulgar todos os requisitos para o edital de doação às instituições vinculadas ao Sistema, como clubes, sindicatos e outras associações profissionais das áreas.


Gustavo Schor - da equipe da ACOM