José Leitão de Almeida Viana

Perfil

 O jovem engenheiro civil José Leitão de Almeida Viana assistia a uma aula da pós-graduação em metodologia de ensino, quando recebeu a notícia de que seu pai havia falecido. À época com pouco mais de 30 anos, Viana cogitou largar o curso. “Foi um choque muito grande. Mas segui com a ajuda dos amigos professores”, disse. Esse apoio foi fundamental para que o engenheiro pudesse construir sua carreira como professor universitário, que durou 34 anos.

Viana conta que se identifica bastante com o ofício de professor, mas que vivia o conflito por gostar muito também de exercer a profissão no campo. “Gosto de obra, de ir para o canteiro. Não gosto de escritório”, comenta. Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima foram os estados em que Viana construiu obras do Banco do Brasil, de onde foi funcionário por 31 anos. Recém-formado do curso científico do que hoje se chama Ensino Médio, Viana tinha 20 anos quando passou no concurso do Banco. “Passei no interior, em Bragança. Depois fui transferido para Belém, onde pude cursar a universidade. Posteriormente, fiz o concurso interno do Banco e passei para o quadro de engenheiros”, conta.

Cerca de 20 anos depois, Viana voltou onde iniciou sua carreira, para construir a agência do Banco em Bragança, obra que ele destaca quando perguntado sobre suas construções. “É um prédio moderno por dentro, mas com estilo colonial, lembrando a arquitetura de Ouro Preto”. Viana acompanhou desde o projeto à fiscalização da construção do prédio, idealizado para combinar com o estilo antigo do município, fundado em 1613. Até hoje, a agência é destaque na cidade. “Tem gente que me parabeniza, dizendo que o prédio foi muito bem restaurado”, conta Viana, rindo, explicando que, na verdade, trata-se de uma construção recente. “Fizemos um painel em azulejo que retrata a vista principal da cidade”, completa, orgulhoso.

Viana também tem forte atuação em mediação e arbitragem e avaliações e perícias, já tendo feito laudos que auxiliaram a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Poder Judiciário da região. No Sistema Confea/Crea, chegou a ser coordenador do Colégio de Presidentes, em 2009, pelo Crea-PA.

Indicado pela Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) para receber a presente homenagem, não é a primeira vez que o engenheiro paraense é agraciado pelo Sistema Confea/Crea. Em 1984, Viana recebeu a medalha e o diploma comemorativos ao Jubileu de Ouro do Sistema. Além disso, já recebeu distinções que o reconhecem como personalidade do Pará, e de importante atuação no ensino de Engenharia Civil. 

 

Atividades Exercidas

Funcionário do Banco do Brasil - 1963-1994;

Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) - 1973-2007.

 

Cargos Ocupados

Responsável técnico na Construtora Caeté - 1972-1973;

Conselheiro suplente do Crea-PA - 1977-1982;

Conselheiro titular do Crea-PA - 1983-1985;

Presidente do Clube de Engenharia do Pará - 1995-2003;

Conselheiro do Crea-PA - 1998-2003;

Conselheiro Federal suplente do Confea - 2004-2006;

Conselheiro Honorário do Clube de Engenharia do Pará – desde 2006 (título vitalício);

Conselheiro do Crea-PA - 2007-2008;

Presidente do Crea-PA - 2009-2011.


Feitos Relevantes

Fundou a empresa V.H.U. Engenharia e Arquitetura – 1988.