Geólogo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em 1985
Nascimento: 13 de dezembro de 1957
Indicação: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS)
O geólogo Ivam Luís Zanette começou a trabalhar bem cedo, com 16 anos já era responsável pelo próprio sustento. A carreira precoce em escritório fez com que ele estabelecesse uma meta, que era trabalhar ao ar livre. Esse foi um dos critérios, depois de muita pesquisa em enciclopédias como Delta Larousse, para que optasse pelo curso de Geologia e tudo o que a profissão envolvia, como a descoberta de minerais, vulcões e estudos de fósseis.
O coletivo sempre pautou as condutas do profissional. Até por isso se engajou em diretórios acadêmicos e sempre deu importância às políticas de classe. Assim, integra a Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos (APSG) desde 1995, que mais tarde seria a credencial para atuar no Sistema Confea/Crea como conselheiro suplente e depois como coordenador de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas por quatro mandatos.
Em relação à sua atuação no Sistema, a presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, analisa a trajetória de Zanette. “A outorga da honraria do Mérito do Confea deve ter um significado muito especial para o profissional homenageado. Além de ser um reconhecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua por toda uma trajetória profissional, ao geólogo Ivam Luís Zanette agregamos valor por sua dedicação e contribuição ao Crea-RS. Honorificamente foi conselheiro, indicado pela Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos, por três mandatos, e coordenador de sua Especializada, além de coordenar a Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas. Que a dedicação e o profissionalismo de Zanette sirvam de inspiração e orgulho aos profissionais de todo o Sistema Confea/Crea e Mútua.”
Segundo a APSG, o profissional se destaca: “Sua dedicação em suas funções públicas e privadas como exímio profissional de reconhecida competência entre seus pares e afins, com vasta e rica contribuição para o Sistema, bem como para toda a categoria de geólogos, não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o país, muito nos orgulha. Pelos pares é considerado um dos maiores defensores da Geologia e principalmente dos geólogos nas instituições em que atua”.
Sobre o reconhecimento por meio das Honrarias do Mérito, o geólogo lembra que a profissão é minoria no Sistema, o que potencializa ainda mais o fato de ter sido escolhido para essa homenagem. “Não fiz campanha para que esse reconhecimento viesse e acredito que essa homenagem deva ser dividida com os meus familiares, com os colegas de trabalho, enfim, o coletivo que me cerca. Essa medalha é a coroação da minha vida profissional e vou me gabar disso”, anuncia.
O ano de 2022 certamente será marcante para a biografia desse geólogo, que contará com mais um reconhecimento por meio da Medalha do Mérito, em que o Sistema Confea/Crea e Mútua homenageia os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do país e da profissão.
Trajetória profissional
Consultor em geologia e meio ambiente desde 1985; Secretário executivo do Conselho Estadual de Mineração do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1995); Presidente da Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos – APSG (1995; 2010-2011); Conselheiro do Crea-RS (2000; 2001-2003; 2004-2006; 2013-2014); Coordenador Nacional da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas do Confea (2005-2006); Vice-Presidente da Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo (2011- 2016); Coordenador da Câmara de Geologia e Eng. de Minas do Crea-RS por quatro mandatos (2005; 2006; 2013; 2014); Membro da Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas do Confea (2005-2006; 2013-2014); Coordenador de Meio Ambiente do Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro de Estado do RS – Sindibritas (2010-atual); Coordenador Regional da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro – Agabritas (2005-atual).