Instalada Câmara Setorial Temática da Engenharia em Mato Grosso

Brasília, 17 de agosto de 2017.

No último dia 15, foi instalada, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Câmara Setorial Temática (CST) que tem como objetivo fortalecer a engenharia e o desenvolvimento logístico do estado. A proposta foi do deputado Sebastião Rezende, a partir da mobilização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT).

"Da esq. p/ dir.: presidente em exercício do Crea-MT, Marcos Vinícius Santiago; Secretário da Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo Duarte; deputado estadual Sebastião Resende; coordenador da Assessoria Parlamentar do Confea, José Demetrius Vieira."

Para o assessor parlamentar do Confea, o engenheiro florestal José Demétrius Vieira,  temas que envolvem as diversas modalidades da engenharia passam a ter constância nos debates e discussões na Casa Legislativa. “Essa Câmara vai dar mais visibilidade à atuação das engenharias, além de fazer com que a categoria ganhe voz na Assembleia Legislativa”, pontuou o assessor. A Assessoria Parlamentar (Apar) do Confea está há mais de um ano trabalhando para a instalação de Frentes Parlamentares em todos os Creas do país.

O presidente em exercício do Crea-MT, o engenheiro eletricista Marcos Vinícius Santiago Silva, enalteceu a criação e atuação da Câmara. “Nela haverá uma estrutura que servirá de subsídio para contribuir com o desenvolvimento logístico do estado. Temos profissionais e técnicos no Conselho que estão preparados para fomentar essas discussões e atuar em benefício da sociedade”, disse Silva. 

A Câmara será presidida pelo assessor parlamentar do Crea-MT, Eloi Pereira. “Vamos levantar problemas, debater opiniões, emitir relatórios e sugerir ações que se desdobrem em benefícios sociais”, disse Pereira. Já o procurador Bruno Willames C. Leite, que terá a função de relator, ressaltou a finalidade das câmaras como ferramenta social. “A CST é um instrumento criado pela Assembleia Legislativa, um processo democrático que permite ao cidadão participar, verificar problemas e discutir, realizando reuniões periódicas para a resolução de problemas sociais”, esclareceu o procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O deputado estadual Sebastião Rezende pontuou a efetividade da CST. “De cada reunião virá temas que podem se tornar proposituras de lei ou mesmo um decreto do Executivo. De uma forma ou de outra, o trabalho será muito bem aproveitado e a participação do procurador é essencial, pois garante a segurança jurídica dessas propostas para sua efetivação”, ressaltou Rezende.

Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra) do estado, Marcelo Duarte, e o presidente do Conselho Regional de Administração, Hélio Tito Simões de Arruda, além de presidentes e representantes das entidades de classe que compõem o Crea-MT.

Frente Parlamentar 
O trabalho de criação e desenvolvimento de frentes parlamentares nos estados e no Congresso Nacional começou há pouco mais de um ano. Os estados da Bahia, Distrito Federal, Santa Catarina, Acre e Alagoas estão com suas “Frentes Parlamentares da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento” instaladas. Já Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão em formação. Em Mato Grosso, a CST é o primeiro núcleo de participação das diversas engenharias no âmbito da Assembleia Legislativa.

Equipe de Comunicação do Confea com informações do Crea-MT