Em estudo, acordos movimentam agenda do Confea

Brasília, 14 de junho de 2018.

O valor correto da terra nua - sem nenhuma construção - pode ser mais uma atividade para agrônomos e engenheiros florestais, quando forem concluídos os estudos de um acordo a ser assinado entre Confea,  Embrapa e Receita Federal e que envolve a atualização da Instrução Normativa 1562/2015, da própria Receita.

Para o conselheiro federal Alessandro Machado, além de abrir mercado de trabalho, a iniciativa permitirá avaliar, corretamente,  os valores de terrenos que diferem  dos informados à Receita por municípios e mesmo proprietários.

Na manhã desta quinta-feira (14), o assunto foi tratado em reunião entre representantes da Receita Federal - Rosa Nascimento, Stênio Lacerda e Bárbara Santos -, e do Confea - Flávio Bolzan, assessor do Gabinete, além do conselheiro Alessandro Machado.

Registro Profissional na palma da mão
A exemplo dos atuais aplicativos que permitem ter o CPF e o RG em celulares, o registro profissional de engenheiros, meteorologistas, geólogos e geógrafos e agrônomos poderá estar disponível em breve.

Reunidos na sede do Confea, em Brasília, Hudson Mesquita, do Ministério do Planejamento, e  Ricardo Giachini, do Serpro, trataram do assunto com equipes de técnicos e analistas do Conselho.

Projetado para julho, um piloto do aplicativo estará em teste no Crea do Paraná, quando o profissional será informado sobre o novo aplicativo e poderá optar se quer ou não mais uma forma de levar menos documentos na carteira.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea