Eleições CREA-SC: número de votos supera expectativas

Brasília, sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Como a votação não aconteceu em urnas eletrônicas, resultado oficial não tem previsão para sair. Apuração iniciou hoje às 14 horas e parcial sai amanhã às 12 horas.
Aproximadamente 6.700 profissionais compareceram às urnas e votaram ontem na eleição para presidente do CREA-SC (Número oficial será divulgado somente ao final das apurações). A grande maioria em cédulas, devido ao congestionamento no Sistema do Confea - Conselho Federal. As escrutinações estão sendo realizadas por quatro mesas desde às 14 horas e até agora poucas urnas tiveram seus votos apurados. Uma parcial dos resultados será fornecida pela Comissão Regional Eleitoral amanhã a partir das 12 horas. No Website do CREA é possível obter mais informações sobre as mesas escrutinadoras, o processo eleitoral e os candidatos que disputam a presidência do Conselho.
"Com o índice observado de participações nas urnas, Santa Catarina certamente deverá ficar entre os primeiros colocados no processo eleitoral do sistema Confea/Creas", comenta o presidente interino Eng. Elet. José Antônio Latrônico Filho, agradecendo a participação dos profissionais.

O coordenador da Comissão Eleitoral Regional do CREA-SC, Eng. Sanitarista Paulo José Aragão, destaca que, apesar de todas as dificuldades apresentadas, as eleições transcorreram na mais absoluta normalidade. "Mais uma demonstração da organização e competência do CREA-SC, dos mesários e presidentes de mesa, e de todos os funcionários que colaboraram no processo eleitoral". "Pedimos agora paciência aos eleitores, pois o trabalho dos mesários é meticuloso. Mas apesar de lenta, a apuração está ocorrendo dentro dos prazos previstos", conclui.

As urnas eletrônicas não foram utilizadas na maioria dos estados, onde também ocorrem eleições para presidentes dos CREAs e Confea. Votaram somente profissionais registrados que estavam com a anuidade em dia até um mês antes do dia da votação (10/10). Eleitores - Florianópolis é a cidade onde reside o maior número de eleitores: são 6.175, entre profissionais com curso superior (5.377) e técnicos (798). Joinville vem em segundo lugar, com 2.189 votantes. Entre as categorias profissionais, a que mais de destaca é a de engenheiros civis - 6.244 em todo o estado. Os engenheiros eletricistas vêm em seguida, com 2.498 profissionais registrados. Os técnicos eletricistas compõem a maior fatia entre os profissionais de nível técnico (1.866 ao todo, sendo 413 residentes na capital). Em segundo lugar, os técnicos civis somam 656. Apesar de ficar em sétimo em relação ao número de profissionais com nível superior, São José atinge a terceira colocação em profissionais de nível técnico. 

Site Crea-SC: www.crea-sc.org.br

Patrícia Francalacci
Assessoria de Comunicação CREA-SC