Eleições 2017: 36 recursos compõem pauta de sessões extraordinárias

Brasília, 5 de outubro de 2017.

"Plenárias extraordinárias analisaram 36 recursos nestas quinta e sexta"
Com a presença de candidatos ou seus representantes, e uma pauta composta por 22 processos de recursos contra as deliberações da CEF (Comissão Eleitoral Federal) do Confea, a 7ª sessão plenária extraordinária teve início na manhã da 5ª feira 05/10, sob o comando de Daniel Salati, no exercício da presidência do conselho. Já na sexta-feira, o Confea concluiu os trabalhos, com a análise de mais 14 processos.

Seguindo as regras estabelecidas, entre elas a retirada dos nomes dos conselheiros que compõem a CEF, 10 “cédulas” cada uma contendo o nome de um conselheiro foram colocadas numa urna para o sorteio dos que analisarão esses recursos. Na sequencia, os trabalhos foram interrompidos para serem retomados a partir das 14h. 

"Sorteio de conselheiros para análise de recursos"
Os conselheiros sorteados analisaram os processos com a ajuda de cinco analistas, enquanto as defesas se inscreveram para se manifestar quando os processos retornaram ao plenário. Cada parte, interessado e conselheiro, teve dez minutos cada para contestação.

Seis pedidos de vista  foram feitos, com prazo-limitre de duas horas após o julgamento do ultimo processo para retornar ao pleno. Os casos de inelegebilidade superveniente, assim como qualquer outro, foram analisados pela CEF, segundo seu coordenador Alessandro Machado. A sessão foi concluída por volta de 22h15min. Os conselheiros voltaram a reunir-se nesta sexta-feira (6), na oitava sessão extraordinária para a análise de recursos eleitorais.

Maria Helena de Carvalho

Equipe de Comunicação do Confea