Diálogos em torno de novas possibilidades para o Sistema

 

Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e coordenador do Colégio de Presidentes, eng. civ. Antonio Carlos Aragão
Presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e coordenador do Colégio de Presidentes, eng. civ. Antonio Carlos Aragão: diálogo com os fóruns do Confea

Brasília, 30 de novembro de 2020.

Ao final do ano, os balanços das atividades e as expectativas para o próximo período se complementam. Na última reunião do Colégio de Presidentes de 2020, não foi diferente. Os presidentes dos Creas, inclusive alguns que iniciam seus mandatos em 2021, conheceram algumas das propostas que deverão conduzir as atividades do Sistema ao longo do próximo ano, por meio de informes promovidos pelas comissões, gerências e superintendências do Confea.

Coordenador da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) em 2020, o conselheiro federal eng. civ. João Carlos Pimenta fez um balanço das atividades ao longo do ano. Citou acordos com a Agência Nacional de Mineração; Secretaria de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional e CAU-BR; Ministério Público do Trabalho – MPT; Mercado Livre; ABNT e outros. Comentou protocolos de intenções com entidades representativas de profissionais da Espanha, Argentina e representações junto aos ministérios de Minas e Energia, Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência – Conad. Lembrou intercâmbios com a Sociedade Americana de Ciência Agrícola e com a Sociedade Americana de Ciências do Solo, entre outras. E ainda ações voltadas à implantação do Programa Mulher no Crea e ao Ciclo de Debates Engenharia e Infraestrutura.

Já o conselheiro eng. agr. Annibal Margon listou ações recentes da Comissão de Ética e Exercício Profissional - Ceep. “A Ceep apreciou quase 1600 processos em 2020, com uma média 170 processos por reunião Ordinária”, disse, informando ainda que, de 14 e 15 de dezembro, será promovido o II Encontro Nacional de Fiscalização, voltado à discussão da Diretriz Nacional de Fiscalização. “Em função do ano atípico em que estivemos, os 27 gerentes de fiscalização irão analisar a continuidade das ações de fiscalização nos hospitais, previstas para serem concluídas em 2021. Também analisaremos o incidente elétrico no Amapá”, descreveu.

Coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos (Conp), o engenheiro florestal Ricardo Ludke parabenizou os presidentes de Creas. “Na última reunião, apreciamos todas as propostas de renovação dos terços, a grande maioria com os regionais cumprindo normativos. Foram feitas também justificativas que foram acatadas”. Comentou a necessidade de os Regionais levarem às suas comissões que não são encaminhadas solicitações de vagas “infladas artificialmente”, considerando que a Conp poderá sugerir um prazo-limite para a homologação de registro de entidades de classe. “Temos a necessidade de comprovar a efetiva associação nas entidades de classe. Recomendem aos coordenadores de renovação do terço que façam as devidas observações. Assim, os processos fluem com mais naturalidade”, solicitou.

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) lembrou que o processo eleitoral do Sistema ainda será concluído com a eleição do representante das instituições de ensino superior, em 2 de dezembro, e de diretores-financeiros das Mútuas regionais, ao longo de todo o mês de dezembro. Bosco informou que no primeiro pleito, a ser realizado no Confea, 42 profissionais docentes estão habilitados a atuar como delegados/eleitores. O segundo pleito teve início dia 19 de novembro. “Esperamos que possamos homologar todos os resultados até o próximo dia 23, encerrando o calendário eleitoral de 2020”, disse, reiterando “a necessidade de que medidas de prevenção ao contágio do novo Coronavírus devam ser observadas no processo de votação, não só nos processos de escolha do conselheiro federal representando as instituições de Ensino, mas nos regionais”, disse. “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas por todos, a comissão procurou fazer o possível para amenizá-las e a eleição ocorreu da melhor maneira possível”, comentou o conselheiro federal que encerra seu mandato no final do ano, agradecendo aos candidatos, às comissões regionais e à Procuradoria Jurídica do Confea.

Connselheiro federal Carlos Laet: nomes da Homenagem ao Mérito serão anunciados na próxima plenária
Connselheiro federal Carlos Laet: nomes da Homenagem ao Mérito serão anunciados na próxima plenária


A Comissão do Mérito, por meio do coordenador eng. mec. Carlos Laet, descreveu que foram apreciadas 50 indicações de nomes para a Homenagem ao Mérito da 77ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a ser realizada em Goiânia, em data a ser definida ao longo do próximo ano. “Foram analisadas 50 indicações, englobando Livro do Mérito, Medalha do Mérito e Menções Honrosas. Já temos os 12 selecionados para o Livro, os 12 para a Medalha e ainda as três menções honrosas. Com o respaldo do jurídico, as indicações poderão ser homologadas na nossa próxima sessão plenária, em dezembro”.

A presidente do Crea-AC, eng. agr. Carminda Pinheiro, relatou suas participações no Conselho Gestor do Prodesu e no Conselho de Comunicação e Marketing, mantidas ao longo de praticamente todo o seu mandato. “Em 2020, tivemos 11 reuniões, sendo 9 por videoconferência. Analisamos 42 processos, em um total de R$ 21,8 milhões aprovados nestas reuniões”. 

Presidente do Crea-AC, Carminda Pinheiro: conquistas com o Conselho de Comunicação e Marketing
Presidente do Crea-AC, Carminda Pinheiro: conquistas com o Conselho de Comunicação e Marketing


Em relação ao Conselho de Comunicação e Marketing, descreveu alguns dos eventos e campanhas aprovados em 2020. “Basicamente, aprovamos as campanhas publicitárias, como ‘A Engenharia Transforma’, ‘Expedição Logística’ e o Rádio Confea, que se adaptou à pandemia”, disse, recebendo os cumprimentos do gerente de Comunicação, Felipe Pasqualini, e apresentando detalhes da distribuição das peças e suas mídias. Carminda informou ainda que deverão ser aprovadas, na última reunião do ano, no próximo dia 4 de dezembro, as peças publicitárias do primeiro semestre, incluindo a do Programa Mulher. “São os Creas que mantêm essas campanhas”, disse, citando o presidente Joel Krüger. “Os Creas precisam utilizar essas peças que o CCM produz todo ano. São materiais feitos com muito carinho pela equipe de comunicação do Confea e pelo Conselho de Comunicação e Marketing”, disse, agradecendo a honra de participar dos dois comitês.

Gerente de Relacionamentos Institucionais, Fabyola Resende: linhas de atuação do Sistema
Gerente de Relacionamentos Institucionais, Fabyola Resende: linhas de atuação do Sistema

Expectativas
As ações de controle interno das demandas do Colégio de Presidentes no triênio 2018-2020 foram descritas pela gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende. A GRI sistematizou as propostas do CP em gráficos, discriminando aquelas que foram atendidas, rejeitadas ou que estão em apreciação no plenário ou em tramitação nas comissões e gerências. Colocando à disposição os processos para todos, ao longo do diálogo com os presidentes, assegurou ainda que a intenção é simplificar o entendimento, antes de as propostas serem enviadas, além de viabilizá-las o máximo possível, valorizando mais seus conteúdos do que seus aspectos formais. “Nas reuniões do Colégio de Presidentes, queremos adotar um novo formato onde os gerentes tenham uma atuação mais proativa junto aos presidentes, principalmente no momento de apresentação das propostas, já instruindo para que se evite chegar no Federal por simples questão de forma”, comentou.

Renato Barros: avanços e desafios da Superintendência de Estratégia e Gestão
Renato Barros: avanços e desafios da Superintendência de Estratégia e Gestão


Superintendente de Estratégia e Gestão do Confea, Renato Barros promoveu o debate mais longo da tarde, abordando diversos temas de interesse imediato dos regionais, relacionados, sobretudo, à uniformização de procedimentos, como os que se referem à ART, ao Sitac e outras ferramentas. Lembrando o Encontro de Planejamento (Enplag), realizado no início de novembro, reunindo cerca de 150 participantes, em torno dos eixos Dados e Indicadores de Fiscalização, Dados e Indicadores Contábeis-Financeiros e Dados e Indicadores do Exercício Profissional, comentou que ele “fundamentou o diálogo com os Creas para a dinamização dos relatórios de gestão do Sistema”.
“Semana passada, tivemos o Encontro Técnico de Inovação, baseado nos eixos fiscalização, eleições online e registro profissional, com palestras técnicas e em torno de tecnologias da informação, reunindo 80 pessoas para pensar em inovação no Sistema, inclusive, por meio da técnica de gamificação que está sendo muito utilizada”, comentou.

Renato Barros descreveu ainda sobre a publicação do relatório de gestão integrado, conforme preconiza o Tribunal de Contas da União. “As diversas informações do relatório de gestão vêm de uma consolidação com os Creas também. Tínhamos cerca de 100 indicadores, muitos dos quais vieram dos Creas”. No documento, números de 2019 apontam o registro de 1 milhão e 100 mil profissionais e de 299 mil empresas registradas e ainda 4 milhões e 913 mil ARTs em 2019, praticamente uma ART por mês. 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Tauan Alencar e André Figueiredo/Confea