Columbus, 9 de novembro de 2022.
Entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro de 2022, o Sistema Confea/Crea participou de missão representativa na Convenção Anual (Imece) da American Society of Mechanical Engineers – Asme, em Columbus – Ohio (EUA). Meio a uma pauta extensa de palestras técnicas e exposições de painéis, a delegação realizou reunião institucional com o diretor executivo e CEO da Asme, Tom Costabile, e com o diretor de Estratégia da Asme, Michael Johnson. O encontro fez parte de tratativas que dão continuidade ao Memorando de Entendimentos firmado entre o Confea e a Asme em 2019.
Na ocasião, foram abordadas e debatidas as possibilidades de aprofundamento da parceria institucional com vistas ao acesso aos documentos e treinamentos de aprimoramento técnico profissional da Asme, bem como aos programas e metodologias de certificação de processos e de profissionais da instituição norte-americana. A troca de informações integra o Plano de Inserção Internacional do Confea.
Os representantes também trataram sobre a necessidade de um aprofundamento do diálogo institucional no que concerne às recentes alterações de regulamentos da Asme. O destaque são as normas recentes referentes a vasos de pressão: as novas exigências requerem que o profissional responsável pelos cálculos de fadiga tenha certificação internacional e têm dificultado o acesso de empresas brasileiras ao mercado internacional.
Ao final da reunião institucional, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, convidou o diretor executivo da Asme, Tom Costabile, para participar – na condição de palestrante – na 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que ocorrerá em 2023 em Gramado – RS. Krüger sugeriu que, na palestra, fosse abordada a certificação de profissionais e de processos na área de engenharia mecânica. Costabile aceitou o convite de pronto.
Durante a Convenção, a delegação brasileira focou sua participação na temática relacionada à Educação em Engenharia (Track 9 – Engineering Education), em que foram debatidos temas referentes aos desafios do ensino online, acreditação de cursos, globalização e ética na engenharia. Além disso, a delegação brasileira destacou a importância da sessão de pôsteres, onde estavam disponíveis diversos trabalhos realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, que abordavam desde os aspectos de efetividade a propostas de otimização e melhoria de procedimentos e normas técnicas elaborados pela Asme.
A delegação foi composta pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, pela diretora do Confea conselheira federal eng. mec. Michele Costa, pelo coordenador da Comissão de Organização, Normas e Procedimentos do Confea, eng. mec. Francisco Lucas Carneiro, pelo conselheiro federal geol. Mário Cavalcante, pelo suplente de conselheiro federal no exercício da titularidade eng. mec. Wiliam Barbosa, pelo representante do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, eng. mec. Waldimir Teles, e pelo assessor executivo do Conselho Diretor do Confea, eng. agr. Flávio Bolzan.
Assessoria Executiva do Conselho Diretor do Confea
Com edição da Equipe de Comunicação do Confea