Crea-SP garante assento em conselho da ABNT até 2024

Brasília, 22 de abril de 2021.

Lenita Brandão e Fabiana Albano

Ao lado do Confea, o Crea-SP segue na composição do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o mandato de 2021 a 2024. O resultado das eleições foi divulgado na manhã desta quinta-feira, durante assembleia do colegiado. Representarão o Crea-SP no fórum as engenheiras civis Lenita Secco Brandão e Fabiana Albano (suplente). Lenita foi vice-presidente do Crea em 2020, e Fabiana atua como diretora do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de São Paulo (Ibape-SP).

 

Para os assentos de sócio mantenedor, havia quatro vagas disponíveis para oito chapas concorrentes. Com cerca de 20% dos votos, o Crea-SP ficou atrás somente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que recebeu 21% dos votos. “Estamos sempre à disposição. Daremos sequência ao trabalho que o Crea-SP já faz no Conselho”, disse Lenita, ao agradecer os votos recebidos. Para o mandato de 2018 a 2021, o Crea-SP foi representado pelo presidente da instituição, eng. eletric. Vinicius Marchese Marinelli. 

Para o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, a participação do Crea-SP no colegiado é imprescindível. “Parabenizo as engenheiras Lenita e Fabiana por terem se candidatado e vencido esse processo eleitoral e aumentando a representatividade feminina no fórum. Tenho certeza de que farão um belo trabalho junto à ABNT”, disse.

Representante do Confea no Conselho Deliberativo com mandato até 2023, o assessor da Presidência eng. civ. Osmar Barros Júnior parabenizou a chapa do Crea-SP. “A instituição será muito bem representada pela Lenita”, pontuou. A gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende, também comemorou o resultado. “É um braço do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea no Conselho Deliberativo da ABNT”, complementou. 

 

O mandato correspondente à eleição cujo resultado foi divulgado hoje se inicia em agosto. 56 integrantes compõem o Conselho Deliberativo da ABNT, entre titulares e suplentes. Atualmente, desses, 13 são mulheres. A partir de agosto, Lenita e Fabiana se somarão a essa representação. O Conselho Deliberativo tem por objetivo fixar as diretrizes gerais da ABNT, entre elas, a política de normalização técnica.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea