Crea mineiro lança segunda edição do prêmio de Jornalismo

Brasília, 21 de julho de 2005

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais está lançando o II Prêmio Crea-MG de Jornalismo.

O prêmio foi criado no ano passado como forma de reconhecer o trabalho jornalístico como poderosa ferramenta de esclarecimento da sociedade sobre o trabalho das profissões da área tecnológica – engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e diversas outras.

A idéia é premiar as matérias jornalísticas publicadas em veículos de comunicação com sede em Minas Gerais, priorizando projetos e demandas do próprio conselho, como a normatização e fiscalização do exercício da profissão.

Tema livre- O II Prêmio Crea-MG de Jornalismo não tem um tema específico. Para concorrer, basta que as matérias atendam ao critério de abranger o exercício profissional das categorias regulamentadas pelo próprio conselho regional.

Poderão concorrer ao prêmio reportagens publicadas no período de 1º de janeiro a 10 de novembro de 2005. As categorias são: jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e estudante.

O vencedor de cada categoria receberá premiação no valor de R$ 5 mil. Para concorrer, o próprio autor da reportagem deve se inscrever de 1º de agosto a 18 de novembro. As fichas de inscrição devem ser retiradas no site do conselho na Internet pelo endereço www.crea-mg.org.br, onde também pode ser encontrado o edital do concurso.

Estudantes - A criação, este ano, da categoria de estudante entre os premiados, não é por acaso. De acordo com a coordenadora do concurso, Sandra Freitas, gerente de comunicação do Crea-MG, a idéia é levar o debate sobre a importância das profissões ligadas à área tecnológica para dentro das universidades. “Nossa meta é aumentar o contato com a academia, já que é de lá que sairão os futuros jornalistas. A valorização desta categoria é tanta que não há distinção entre a premiação para os estudantes e os jornalistas já formados”, ressalta Sandra Freitas.

O prêmio Crea-MG de jornalismo também tem o apoio da classe jornalística do estado. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais e diretor da Fenaj, Aloísio Lopes, acredita que o prêmio terá uma procura cada vez maior dos jornalistas e estudantes. “Na primeira edição tivemos 20 inscritos. Nossa expectativa é de que, este ano, o número de concorrentes seja bem maior, até porque os prêmios são atraentes e abrimos, pela primeira vez, a possibilidade de que estudantes possam participar”, prevê.

Para o presidente do Crea-MG, eng. Marcos Túlio de Melo, a iniciativa é um reconhecimento da importância do papel da imprensa na disseminação de informações que dizem respeito diretamente a assuntos ligados à qualidade de vida da população, como saneamento básico, meio ambiente, transporte, habitação, energia, entre muitos outros, tratados no âmbito das profissões da área tecnológica.

Exemplo nacional - A iniciativa do Crea-MG segue o exemplo do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Por ocasião dos 70 anos da entidade, foi lançado, em 2003, o Prêmio Confea de Jornalismo, coordenado pela Comissão de Assuntos Nacionais (CAN).

O prêmio contou, desde o início, com o apoio da Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas). Abrangendo praticamente todos os meios de comunicação de massa, o prêmio chega agora à sua terceira edição.

Para este ano, o tema é “Compromisso Social: Desafio e Oportunidade Profissional”. Mais informações sobre o II Prêmio Crea-MG de Jornalismo (31) 3299 8825.

Sandro Farias
Da Equipe da ACOM