Crea-ES promove Programa Brasil+20 – Municípios Sustentáveis

Vitória, 14 de outubro de 2013.

Fomentar a política do desenvolvimento sustentável é o objetivo dos Grupos de Trabalho (GTs) de Meio Ambiente e de Sustentabilidade e Economia Verde do Crea-ES, que abordarão o assunto durante o evento “Programa Brasil+20 - Municípios Sustentáveis”. O evento será  realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2013, no auditório do Crea-ES, em Vitória.

A realização do evento foi idealizada inicialmente pelo coordenador do GT de Meio Ambiente do Crea-ES, engenheiro civil  Marcos Motta Ferreira, após entendimentos com o GT Rio+20 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que trabalha o tema em âmbito nacional. O coordenador do GT nacional, engenheiro agrônomo Ibá dos Santos Silva, manifestou apoio à realização do evento na cidade, sendo o primeiro a se realizar após a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (70ª Soea), promovida no mês de setembro.

Para Marcos Motta, a participação dos profissionais envolvidos na área, como prefeitos municipais e secretários regionais, "será de fundamental importância para o sucesso do evento", ressaltando mais uma vez a importância do fórum.

Agenda
A coordenadora do GT de Sustentabilidade e Economia Verde do Crea-ES, engenheira florestal Simone Coutinho, informa que a ideia é levantar as ações que já vêm sendo feitas no estado e propor a criação de uma agenda alinhada ao evento nacional. “O objetivo principal é fomentar a política do desenvolvimento sustentável no estado do Espírito Santo, nas esferas econômicas, sociais e ambientais, além de propor a criação de uma agenda alinhada às atividades nacionais do Programa Brasil+20 - Programa Nacional para Municípios Sustentáveis” disse.

Simone Coutinho disse ainda que o Crea-ES sai na frente em relação às instituições de outros estados,  por ser o primeiro Conselho do país  a promover um evento tão importante acerca do desenvolvimento sustentável nos municípios.  “O Crea-ES,  por meio de seus GTs, está sendo pioneiro na regionalização deste evento, que busca fomentar esta política de sustentabilidade nos municípios capixabas. Além disso, existe a pretensão da assinatura de um convênio entre Confea, Crea-ES e Ministério do Meio Ambiante, visando ao monitoramento e desenvolvimento do Programa Nacional Brasil+20”, completou.

Programa Nacional
É sobre o contexto de criar uma transição para um desenvolvimento sustentável, que integre as dimensões social, ambiental e ética, baseado em uma economia incluente, verde e responsável, que o Crea-ES ajuda a viabilizar a implementação do Programa Brasil+20 - Municípios Sustentáveis, a ser instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O programa reúne uma série de ferramentas que vai contribuir para que governos e sociedade civil promovam o desenvolvimento sustentável nos municípios brasileiros.
Confira a programação:

17 de Outubro
17h | Abertura Solene – Eng. Agrônomo Helder Carnielli (Presidente do Crea-ES)
17h30 |Palestra Magna - Silmara Vieira da Silva (Diretora do SISNAMA/MMA).
18h15 | Mesa-Redonda
19h30 | Encerramento

18 de Outubro
8h30 | Café da Manhã
9h | Abertura dos Trabalhos do Dia
9h45 | Palestra - Cadastro Ambiental Rural - Eng. Agrônomo Eduardo Chagas (Diretor Técnico do Idaf-ES)
10h15| Palestra - Histórico da Participação na Rio+20 – Compromissos e Formação de Fóruns Regionais - Eng. Agrônomo Ibá dos Santos Silva (Coordenador do GT Rio+20 – Confea).
10h45 | Palestra - Cadastro Ambiental Rural - Paulo Guilherme Cabral (Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável/MMA)
11h15 | Mesa-Redonda
11h45 | Reunião Conjunta - GT de Meio Ambiente e GT de Sustentabilidade, Economia Verde e Baixo Carbono.

12h15 | Encerramento


Equipe de Comunicação do Crea-ES