Crea-ES abre canal para denúncias de gênero

Brasília, 06 de março de 2024. 
 

cre_es2.jpeg


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) lança na sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a campanha “Esse Espaço é Nosso”. Com foco nas profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências, a iniciativa visa apoiar e dar suporte à participação feminina nos espaços de trabalho, promover a igualdade de gênero e a equiparação salarial em profissões exercidas majoritariamente por homens.

A campanha também inclui a abertura de um Canal de Denúncias especial para as mulheres da área tecnológica. Por este meio, é possível o relato de casos inerentes à disparidade salarial, queixas e notificações relacionadas ao não cumprimento do Salário Mínimo Profissional, condições abusivas de trabalho, não cumprimento das leis trabalhistas direcionadas à mulher, além de denúncias relacionadas a assédio moral, importunação sexual, misoginia, entre outros tipos de abusos e preconceitos.

Para a coordenadora do Programa Mulher do Crea-ES engenheira Mariana P. Mansk, “As profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências desempenham um papel fundamental na economia do estado, mas ainda enfrentam muitos desafios. Com a institucionalização do Programa Mulher do Crea-ES, em 2021, passamos a trabalhar pela equidade de gênero e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e ocupem os mesmos lugares que seus colegas de trabalho”.

O presidente do Crea-ES engenheiro Jorge Silva diz que o Conselho irá oferecer suporte para as profissionais que enfrentam qualquer situação discriminatória, fornecendo orientação e recursos para acolher e ajudar as mulheres a lidar com questões de preconceito de gênero e garantir que suas vozes sejam ouvidas. “Quando assumimos a gestão do Crea-ES, havia 5899 mulheres registradas. No final do nosso primeiro mandato, em dezembro do ano passado, já tínhamos 7489 mulheres com registro ativo no Conselho, um crescimento de 26,95%. É fundamental reconhecer e valorizar o papel e a contribuição dessas mulheres na engenharia e em áreas afins. ‘Esse Espaço é Nosso’ não é apenas uma campanha, mas um movimento para a construção de um futuro mais igualitário e justo para todos”, ressaltou Jorge Silva.
 

crea_es_2.jpeg

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Crea-ES, por meio do Programa Mulher, em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros (SEE) e com o apoio da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo (Afeag-ES), também realiza no próximo dia 8 de março o evento gratuito “Elas na Engenharia, na Agronomia e nas Geociências: Liderando a Inovação e a Sustentabilidade no Espírito Santo”. O evento, exclusivo para estudantes e profissionais da área tecnológica, acontecerá no Cerimonial Oásis, no período de 16 às 22 horas.

Fonte: Crea-ES