Crea-BA apóia o XII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura

Salvador, 11 de março de 2015

Salvador sediará de 15 a 17 de abril o XII Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura (CONEA 2015). O evento é o mais importante da modalidade profissional e conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA). Segundo o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura, Alessandro Machado, desde 2007 que o evento não é realizado e a ideia da programação deste ano é manter a regulamentação de três modalidades nos  níveis técnico e superior: engenharias de agrimensura e cartográfica e geografia (bacharelado). 

De acordo com Machado, o evento conta com a parceria de entidades como Ibape (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia) Abese (Associação Baiana de Engenharia de Segurança), Assoscienge (Associação dos Engenheiros e Técnicos da Costa do Descobrimento) e Senge (Sindicato dos Engenheiros da Bahia). “A proposta é alinhar procedimentos e levar para o debate nacional os temas discutidos na Câmara Especializada de Agrimensura da Bahia”, revela. 

 

Alessandro Machado explicou que o congresso contará ainda com uma feira de software e equipamentos com valores acessíveis ao público local. Segundo ele, a intenção da organização é que o encontro seja realizado a cadas dois anos, conforme previsto no regimento. O próximo evento esta previsto para 2017 em Teresina, no Piauí”, observa. 

Com o tema central “Construindo o Sistema de Cadastro Territorial Brasileiro”, o evento vai reunir palestras sobre temas atuais para a área, como: Cadastro Urbano e Rural: gestão única ou gestão integrada; Atualidades das Normas da ABNT diretamente relacionadas à Engenharia de Agrimensura e Integração Acadêmica e Profissional da Engenharia de Agrimensura com Engenharia Cartográfica. 

Além das palestras, que serão ministradas por grandes nomes da agrimensura mundial, como o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, Francisco de Sales Vieira de Carvalho; o pesquisador associado da Universidad Simón Bolívar, prof. Dr. Diego Alfonso Erba e a gerente de projetos do Ministério das Cidades professora Msc Eglaísa Micheline Pontes Cunha; serão realizados minicursos sobre georeferenciamento de imóveis rurais, qualidade dos dados espaciais, tecnologia BIM ou Mapeamento com Vant e monitoramento geodésio de estruturas. 

Outras informações e inscrições para o evento podem ser feitas por meio do site www.aseab.eng.br/conea2015

Nadja Pacheco