Crea-AM fiscaliza montagem de carros alegóricos

Manaus, 28 de fevereiro de 2014.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) realizou ontem (26) fiscalização nos barracões das escolas de samba do grupo especial do Carnaval de Manaus, a fim de apurar a responsabilidade técnica na autoria dos projetos e execução da montagem e fabricação dos carros alegóricos.

Das oito escolas vistoriadas, a Superintendência Adjunta de Fiscalização, responsável pela ação, constatou que apenas duas: 'A Grande Família e Mocidade Independente de Aparecida' encontravam-se regulares, ou seja, com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). As demais escolas foram orientadas a se regularizarem até o fim da tarde de ontem. Caso alguma escola de samba não tenha providenciado a devida regularização neste prazo, seria autuada por exercício ilegal da profissão.

O superintendente adjunto de Fiscalização do Crea-AM, Francisco Gonzaga, destaca a importância de um profissional habilitado para executar a montagem dos carros alegóricos: “Minimizar a possibilidade de ocorrer problemas técnicos no momento do desfile, repassando a responsabilidade para quem de fato tem competência legal. Na ocorrência de sinistro, não havendo a participação de profissional habilitado, a responsabilidade recai sobre a Escola”.

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART): Foi instituída em 1977 e estabelece que todos os contratos referentes à execução de serviços ou obras de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia deverão ser objeto de anotação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. É o instrumento que assegura que as atividades contratadas são desenvolvidas por profissionais habilitados, uma vez que
registra a responsabilidade técnica pela obra ou serviço.


Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – Crea-AM
Assessoria de Comunicação e Marketing

www.crea-am.org.br /Facebook: Crea Amazonas / @crea_am