Coordenador Nacional de Geologia e Minas propõe reforço da fiscalização em empresas de mineração

Brasília, 27 de fevereiro de 2019.

Resgatar e fortalecer a imagem do setor de mineração, além de intensificar a fiscalização em empresas, são os pontos prioritários do plano de trabalho 2019 da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas (CCEGM), como sinaliza na entrevista a seguir o titular da coordenadoria, eng. minas Ubirajara Lira Gomes Júnior (Crea-BA).

Formado há 27 anos como técnico em Geologia pela Escola Técnica Federal da Bahia e há 20 anos em Engenharia de Minas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ubirajara Júnior é especialista em Logística e Gestão da Produção pelo Senai/Cimatec. Tem larga experiência na área de pesquisa mineral e mineração, tendo trabalhado como consultor em grandes empresas de mineração e mais especificamente com rochas ornamentais. Trabalhou em monitoramento de aquífero visando à remediação, proteção, pesquisa e produção de água mineral. Por meio do Senai/Cimatec/FIEB, contribui com consultoria em micros e pequenas empresas de mineração, na melhoria de processos produtivos e gestão.

 

Site do Confea: Entre os assuntos tratados pela câmara, qual o senhor acha que precisa de um olhar mais urgente e apurado?
Ubirajara Lira Júnior:
Temos como meta principal levar ao conhecimento da sociedade que a boa técnica advinda da especialidade da nossa Câmara de Geologia e Engenharia de Minas conduz ao desenvolvimento do setor de mineração de forma sustentável e segura na extração dos recursos naturais para a produção de bens de consumo, tão necessários para a existência dos diversos setores da indústria e também almejados pelas pessoas. A proposta é melhorar assim a imagem da mineração perante a sociedade brasileira.

 

Site do Confea: Para este ano, o que o senhor destacaria no plano de trabalho da Câmara?
Ubirajara Lira Júnior:
Diante das péssimas repercussões após acidentes no setor de mineração nos últimos anos, atribuídos a decisões não-qualificadas da alta gerência das empresas, a Câmara Nacional irá reforçar a importância das responsabilidades técnicas da nossa modalidade. E junto com o Conselho e associações federais e regionais irá buscar ser mais efetiva na fiscalização das empresas de mineração no Brasil. Inclusive essas ações já foram iniciadas por meio do termo de cooperação celebrado entre o Confea/Crea e a Agência Nacional de Mineração (ANM), visando aumentar a abrangência da fiscalização da atribuição legal da profissão, tanto por parte do Confea/Crea quanto da ANM. Com isso, acreditamos que os profissionais desta Especializada voltem a ter destaque no setor mineral e consequentemente perante a sociedade.


Site do Confea: Quais são as suas perspectivas à frente da coordenação?
Ubirajara Lira Júnior:
Minha perspectiva é harmonizar ainda mais a Engenharia de Minas e a Geologia, duas importantes especialidades do setor mineral com mais de 15 mil profissionais no Brasil, visando criar ações voltadas para resgatar e fortalecer a imagem da mineração e consequentemente ampliar o mercado de trabalho para um setor que representa 4% do Produto Interno Bruto (PIB) e contribui com 25% do saldo comercial brasileiro, segundo o Ministério de Minas e Energia.

 

Leia mais:

Debates, posse de novas lideranças: 8º Encontro de Líderes se encerra com saldo positivo

 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea