Conselheiros eleitos pelo processo virtual tomam posse no Confea

Brasília, 17 de novembro de 2021.

A Sessão Plenária nº 1584, realizada nesta quarta-feira (17/11), marcou o retorno do presidente do Conselho Federal, eng. civ. Joel Krüger, que depois de uma licença médica, coordenou os trabalhos. Em sua primeira manifestação, Krüger tratou do significado da primeira eleição via internet do Sistema Confea/Crea. Diante de presidentes de conselhos regionais, integrantes da diretoria da Mútua, caixa de assistência, de representantes dos Colégios de Presidentes de Creas (CP), e de Entidades Nacionais (Cden), e dos convidados, os presidentes da Federação Nacional dos Tecnólogos (FNT), José Gomes de Andrade, e do Sindicato dos Tecnólogos de São Paulo, Pedro Alves de Souza, Joel Krüger afirmou: "a primeira votação via internet registra um momento histórico do Sistema Confea/Crea e Mútua. Tema debatido há anos, que passou por discussão, debate e votações em inúmeros Congressos Nacionais de Profissionais (CNPs), em plenárias, em reuniões do CP, e o plenário de 2021 assumiu a regulamentação da votação via internet".  

Joel Krüger


O presidente do Confea destacou e agradeceu a atuação da Superintendência de Estratégia e Gestão (SEG) e da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), lembrou que empresas foram licitadas e contratadas, uma para executar o processo eleitoral e outra para auditar, e informou que “não houve qualquer intercorrência em todo o transcorrer das etapas do processo, aberto para um universo de 62 mil profissionais, somados os registrados nos Creas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Roraima e Santa Catarina, onde as eleições foram realizadas para eleger representantes das modalidades de Civil, Industrial, Agronomia e Elétrica". Para completar a renovação de 1/3 do plenário federal, também foram eleitos os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) de Agronomia.


Além de parabenizar o trabalho da Comissão Eleitoral Federal (CEF), Krüger agradeceu o apoio de todos os fóruns que compõem o Sistema Confea/Crea. Para ele, o plenário de 2021 deixou registrado o início do processo eleitoral pela internet que, com certeza, permanecerá daqui para frente. “Em 2023, teremos as eleições gerais para presidentes dos Creas e do Confea, para conselheiros federais, diretores regionais da Mútua, todas serão pela internet” . 

Homologação e posse 
Com inversão de pauta, a homologação do resultado das eleições realizadas no dia 11 foi aprovada ainda pela manhã e foi acompanhada pelo representante do CP, eng. agr. Raimundo Ulisses; pelos presidentes dos Creas do Rio Grande do Norte, eng. civ. Ana Adalgisa Paulino; de Sergipe, eng. civ. Jorge Silveira; do DF, eng. civ. Fátima Có; pelo coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. mec.  Marco Aurélio Cândia Braga; pelos presidentes da FNT, José Gomes de Andrade, e do Sindicato dos Tecnólogos de São Paulo, Pedro Alves de Souza.

 

Homologação dos nomes dos conselheiros eleitos

 Conselheiro titular Conselheiro suplente Grupo/
Modalidade
UF  
Domingos Sahib Neto Vinicius Ribeiro Civil MS  
Mário Cavalcanti Sebastião Weis Industrial MT  
Francisco Lira  Alan Michel Agronomia PI  
Lucas Carneiro  Marcelo Chaves Industrial RR  
Evânio Nicoleit André Grigolo  Engenharia Elétrica SC  
Luiz Lucchesi José Barbosa Instituições de Ensino Superior de Agronomia    
         


No período da tarde, os conselheiros federais eleitos no dia 11 de novembro, nas primeiras eleições pela internet do Sistema Confea/Crea, tomaram posse na sede do Plenário do Confea, em Brasília (DF). Com mandato de 1º de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2024, tomaram posse conselheiros titulares e suplentes, representando os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Roraima, Santa Catarina e as Instituições de Ensino.

Conselheiros federais empossados


A presidente do Crea-MS, Vânia Melo, acompanhou a assinatura dos temos de posse dos conselheiros federais e conterrâneos eng. civ. Domingos Sahib Neto e eng. civ. Vinicius Ribeiro. Já o presidente do Crea-PI, eng. civ. Raimundo Ulysses, acompanhou o termo de posse do eng. agr. Francisco Lira e do eng. agr. Alan Michel, representantes do estado do Piauí. Por sua vez, o conselheiro eng. mec. Carlos Laet acompanhou a posse do mais novo conselheiro do Sistema, Francisco Lucas Carneiro (RR), de 27 anos. A assinatura do termo de posse dos conselheiros eng. eletric. Evânio Nicoleit e eng. eletric. André Grigolo foi acompanhada pelo ex-conselheiro eng. agr. Evandro Martins. Também tomaram posse o geol. Mário Cavalcanti e o eng. amb. Sebastião Weis, ambos de Mato Grosso. 

Veja mais fotos no Facebook do Confea

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, informou que na sessão plenária de dezembro tomarão posse os conselheiros Marcelo Chaves, suplente da Industrial em Roraima, Luiz Lucchesi e José Barbosa, das Instituições de Ensino Superior de Agronomia. “Destacamos que os resultados já foram devidamente homologados. E tenho certeza de que teremos uma convivência tranquila”, finalizou, parabenizando os conselheiros pela posse. 

Confira o momento da posse:




Leia mais:

Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema


Fernanda Pimentel e Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea 
Fotos: Marck Castro/Confea