Conhecida por vasta arborização, Maringá recebe congresso da área

Brasília, 22 de setembro de 2023

O maior evento de arborização da América Latina ocorre este ano na cidade paranaense de Maringá, reconhecida como “Cidade Árvore do Mundo” e referência no manejo de arborização urbana. Em sua 25ª edição, o Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU) é promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau) e recebe apoio do Confea. A programação teve início no dia 19 de setembro e segue até este sábado, 23/9. A Universidade Estadual de Maringá também é parceira e hospeda o evento.

“Essa parceria com o Confea, a ajuda que o Confea oferece, é muito valorizada pela organização do Congresso”, compartilhou a eng. agr. Daniela Alves dos Santos, que, presidente da Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e das Geociências do Paraná (Ameag-PR), representou o Confea no evento. “A cidade de Maringá foi duas vezes premiada pela Organização das Nações Unidas por ser uma cidade onde a gestão pública vem utilizando várias tecnologias em prol do meio ambiente, seja na questão da poda das árvores, seja na coleta do lixo, são várias ações que a Sbau vê em Maringá”, complementou Daniela.

Eng. agr. Daniela Alves dos Santos no estande do Confea

O XXV CBAU contou com palestras de nomes de peso como o secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf; o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho; o pesquisador em arboricultura, da Bartlett Tree Experts, Tom Smiley; o co-fundador e diretor executivo da Treeconomics, Kenton Rogers; o diretor executivo da Arboricultural Association, John Parker; e o professor da Universidade de São Paulo (USP), Demóstenes Ferreira de Silva Filho; entre outros. Veja todos os palestrantes (https://cbau.com.br/).

O objetivo do evento foi discutir e difundir as políticas públicas relacionadas a arborização urbana; promover a troca de informações, ferramentas, técnicas e conhecimento da área; propor e difundir soluções para o planejamento, implantação e manejo da arborização urbana em cidades inteligentes; contribuir para a mobilização pública em prol de cidades inteligentes e sustentáveis. Além da óbvia melhoria na paisagem do ambiente, a presença de árvores também implica na regulação da temperatura, ao oferecer conforto térmico, reduz o impacto e a irradiação solar, controla a umidade e combate a poluição do ar.  

Além de palestras, mesas redondas e visitas técnicas, a programação incluiu atividades para crianças e adolescentes com o congresso mirim, e o Campeonato Brasileiro de Escalada em Árvores.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea