Conheça as perspectivas para CCEAGRI neste ano

Brasília, 26 de fevereiro de 2019.

"Coordenador da CCEAGRI, Joseval Carqueija "

 

Joseval Costa Carqueija, 41 anos, há mais de duas décadas dedica o seu tempo para a profissão. Já foi conselheiro do Crea Bahia, presidiu associações de profissionais, assim como a Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea), foi diretor-geral da Mútua-BA e desde o ano passado é coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Agrimensura (CCEAGRI), cargo para o qual foi reconduzido este ano. Confira abaixo as perspectivas de trabalho do engenheiro agrimensor à frente da CCEAGRI.

Entre os assuntos tratados pela câmara, qual o senhor acha que precisa de um olhar mais urgente e apurado?

Destaco o exercício e atribuições profissionais. Com a Resolução nº 1073 em vigor, a nossa Câmara desde o ano passado vem trabalhando no estudo da Matriz de Conteúdo da Modalidade Agrimensura, para facilitar a análise das disciplinas cursadas por outras Modalidades, que desejam trabalhar em alguma atividade que nossos profissionais desempenham. Como exemplo: o "Georreferenciamento Rural", que hoje vários profissionais de outras modalidades solicitaram revisão de atribuição e trabalham na área.
Outra atividade profissional que está chamando a atenção das demais modalidades do Sistema é o cadastro multifinalitário "Georreferenciamento Urbano", que há muito tempo vem sendo feito por profissionais da nossa modalidade, mas com o grande avanço das tecnologias nos Veículos Aéreos não Tripulados, vants (drones para uso comercial e profissional), e que facilitou a execução desta atividade profissional.
 
Para este ano, o que o senhor destacaria no plano de trabalho da Câmara?
 
Pretendo dar continuidade aos trabalhos iniciados ano passado e as metas traçadas pelo Confea para o ano de 2019, alinhados com os eixos temáticos do CNP (Congresso Nacional de Profissionais) x finalidade da CCEAGRI:  exercício e atribuições profissionais; registro de profissionais e de pessoas jurídicas; verificação e fiscalização do exercício e atividades profissionais; e a responsabilidade técnica e ética profissional.

Quais são as suas perspectivas à frente da coordenação?

Minhas perspectivas são ótimas, visto que fui reconduzido para mais um mandato à frente da Câmara Nacional, podendo assim concluir os trabalhos em andamento e este ano ainda com uma responsabilidade extra, pois fui eleito pelos demais Coordenadores Nacionais para compor a Comissão Organizadora Nacional da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e do Congresso Nacional de Profissionais (Consoea/CNP).

 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea