Confea inicia a primeira das três sessões plenárias da semana

Brasília, 22 de março de 2022.

Na manhã desta terça-feira (22/3), o vice-presidente do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, iniciou os trabalhos da sessão plenária 1.596. 

Pimenta e Sobrinho: comando

Tendo ao lado o conselheiro federal e diretor, eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho, Pimenta seguiu o costume da primeira das sessões plenárias realizadas por mês, que abre espaço para a apresentação do relatório de atividades da Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.  
Acompanhado por membros da diretoria, o presidente da Mútua, eng. agr. Francisco Almeida falou sobre a movimentação de caixa, reuniões regionais e projetos. 
Francisco Almeida destacou o avanço da Mútua com base no Business Intelligence (BI); a atualização do Tecnoprev, com cerca de 100 mil inscritos; a visita dos conselheiros federais à sede da entidade, em Brasília, e o aumento do superávit alcançado em 2021, num montante de R$ 121 milhões, enquanto que em 2020 foi de R$ 84 milhões. 

O andamento dos projetos Trilhas de Aprendizagem destinado a capacitar os colaboradores da Caixa e a ser implantado até dezembro e o Divulga Mútua, que visa alcançar os profissionais que ainda não conhecem a caixa, e o Auxílio Maternidade foram  informados ao plenário do Confea.
Atenção especial foi dada ao Mútua Signer – assinatura eletrônica – com projeto-piloto no Crea-CE e tratativas de implantação junto aos Creas de MG, DF, PR e SC, e que deve alcançar todos os conselhos regionais. 

Francisco Almeida

Indicações Conade e CTE

Foram aprovadas as indicações dos engenheiros civis Daniel Faganello e Denis Assis da Silva, como titular e suplente, respectivamente, para representar o Confea junto ao Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O plenário também aprovou os nomes dos engenheiros civis Joel Krüger e Francisco de Assis Peres Soares, como titular e suplente respectivamente, para representar o Confea junto à Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET) do Conselho Nacional de Trânsito (RIC/CTET/Contran), no biênio 2022/2023.

Pauta e lideranças
Entre informes de atividades e projeções de processos que constam na pauta da sessão plenária 1.596, os conselheiros federais iniciaram a análise dos processos apresentados pela Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), coordenada pelo eng. minas Renan Azevedo e composta pelos engenheiros agrônomos Andréa Brondani da Rocha e Annibal Margon e pelo eng. eletric. Modesto dos Santos Filho.

Foram aprovados processos que, entre outros temas, trataram de registro de pessoa jurídica, de manutenção e dos autos de infração ao art. 6º, alínea a, da Lei 5.194/1966, e ao art. 1º da Lei 6.496/1977.

Na parte da manhã, a plenária foi acompanhada por diversas lideranças, como os coordenadores do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), eng. civ. Vanderli de Oliveira, e do Colégio de Presidentes (CP), eng. agr. Raimundo Ulisses Filho, e pelos coordenadores nacionais das Câmaras de Agrimensura, Marcos de Almeida, e de Agronomia, Jorge da Silva Júnior.  Os presidentes dos Creas da Bahia: Joseval Carqueija; Amapá: Edson Kuwahara; Tocantins: Daniel Iglesias; Rondônia: Carlos Xavier; Acre: Carmem Nardino; Goiás: Lamartine Moreira Júnior e de Sergipe, Jorge Silveira, também estiveram presentes.

Maria Helena de Carvalho
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea