Confea e SESu discutem plano de expansão das universidades

Brasília, 24 de janeiro de 2007

O plano de expansão das universidades federais foi o mote de reunião realizada ontem entre o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Manuel Palácios, e o presidente do Confea, eng. civil Marcos Túlio de Melo, entre outros representantes do Conselho. A idéia é que o Confea monte uma comissão para discutir uma nova estrutura curricular na área de tecnologia.

Manuel Palácios apresentará a proposta de reforma acadêmica e colocará o assunto em debate para os conselheiros federais no dia 28 de fevereiro de 2007, quando participará da segunda sessão plenária do ano. Para ele, é preciso desenvolver cursos que atendam às especificidades de cada região do país e, principalmente, que formem engenheiros mais polivalentes, capazes de se adaptarem a exigências de mercado. “Estamos criando novos cursos de engenharia e queremos a participação do Confea nesse processo”, destacou.

O presidente do Confea afirmou que a idéia vai ao encontro do que vem sendo debatido no Conselho, sob o título de Engenharia Tronco e se colocou à disposição para fazer avançar o debate e promover as mudanças necessárias nessa área. “Queremos fazer um trabalho muito integrado na construção de uma nova estrutura curricular”, destacou Marcos Túlio.
Parceria

Na oportunidade, Túlio apresentou os materiais de divulgação da 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia, que acontece em agosto de 2007 no Rio de Janeiro e da Convenção Mundial de Engenheiros (WEC), que acontece em Brasília, em 2008. São dois importantes fóruns de discussão da área tecnológica, para os quais a SESu se colocou à disposição para dar todo apoio possível.

Também participaram da reunião o Conselheiro Federal Pedro Lopes e os Conselheiros Federais do Confea Jaques Sherique e Pedro Lopes.

Por Mariana Zanatta
Equipe de Comunicação do Confea