Confea e Febrae assinam convênio sobre Comitê de Programa da WEC 2008

Brasília, 06 de junho de 2006

O Confea e a Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) assinaram hoje, 6 de junho, pela manhã, na sala do Conselho Diretor do Confea, convênio que define algumas responsabilidades entre as duas entidades para realização da Convenção Mundial de Engenheiros (WEC, de World Engineers Convention), de 3 a 8 de dezembro de 2008 no Brasil.

O documento foi assinado pelos presidentes do Confea, eng. Marcos Túlio de Melo, e da Febrae, eng. José Ramalho Ortigão. Nele está definido, oficialmente, que a Federação é a responsável pela organização do Comitê de Programa da WEC 2008, que terá sede na cidade do Rio de Janeiro.

Por meio do convênio, o Confea repassará recursos à Febrae para que a entidade possa criar as condições de funcionamento do Comitê de Programa. Ou seja: “propiciar o efetivo apoio logístico e de funcionamento para o Comitê, permitindo a utilização dos recursos de materiais didáticos necessários, observando também os aspectos funcionais, operacionais e de espaço físico, que garantam seu efetivo e ininterrupto funcionamento” até a realização do evento.

Cabe ao Comitê a seleção dos temas da Convenção por assuntos específicos, as apresentações, definição dos expositores das conferências, idealização dos fóruns e todos os outros eventos técnicos que tenham abrangência e repercussão nacional ou internacional na área da engenharia. Enfim, toda a estruturação da parte programática e de conteúdo do evento.
Os termos do convênio deixam claro que o Comitê de Programa, supervisionado pela Febrae, será constituído por profissionais brasileiros e estrangeiros, devendo abranger as áreas: Acadêmica, Produtiva e Institucional.

O presidente do Confea solicitou ao presidente da Febrae que convoque reunião para a formação do Comitê o mais rápido possível. Entre outros assuntos, devem constar na pauta desse encontro, a estruturação de funcionamento do Comitê e a produção da Revista da WEC 2008, publicação semestral que teve sua edição piloto em novembro de 2005.

Na avaliação de Marcos Túlio a WEC será um marco para a engenharia brasileira e servirá para uma maior amplitude da mesma no mercado mundial. Os dois presidentes foram unânimes em afirmar que a relação entre as duas entidades vai caminhar sempre no sentido de contribuir para o total êxito do evento.

A assinatura do convênio contou com a participação do presidente do Clube de Engenharia de Brasília, eng. Carlos Moura que colocou sua entidade a inteira disposição para contribuir na construção da Convenção Mundial. Ele solicitou, inclusive, que essa parceria com o Conselho seja oficializada.

Participaram ainda da reunião o superintendente do Confea, Jaceguáy Barros, o assessor jurídico Luis Gustavo, o gerente de Relações Institucionais René Bayma Filho e o gerente financeiro William Paes.

Uma cópia do convênio será enviada ao presidente da Federação Mundial das Organizações de Engenharia (FMOI), eng. Kamel Ayadi e ao coordenador do Conselho Consultivo Internacional da WEC, eng. José Medem, para conhecimento.

Bety Rita Ramos
Equipe de Comunicação do Confea