Brasília, 8 de novembro de 2023.
Em sua sexta edição, o AgroBIT Brasil vem com tudo mostrando que o setor do agronegócio é cada vez mais inovador. E o Confea é apoiador deste evento que conecta a cadeia produtiva com soluções inovadoras, gerando valor para o agricultor, para a cidade e para o campo.
Na agenda, realizada nos dias 7 e 8 de novembro em Londrina (PR), o Confea marca presença com estande, onde recepciona o público com informações sobre a missão e a atuação do Sistema Profissional de Engenharia, Agronomia e Geociências. Também são distribuídas cartilhas sobre normas e resoluções, fôlderes institucionais e código de ética. A iniciativa faz parte da política de locação de estandes, cujo objetivo é fortalecer a imagem institucional e contribuir para o desenvolvimento do Sistema Confea/Crea.
Em outra frente de divulgação, o Conselho Federal busca interagir e se aproximar ainda mais do público do evento composto por profissionais da área tecnológica que atuam como líderes, produtores e empresários rurais, investidores, provedores de solução e tecnologia, pesquisadores e integrantes de cooperativas, sindicatos rurais e entidades. Esta ação institucional foi desempenhada, durante palestra no circuito Agro Conexão, pelo conselheiro federal suplente pelo Paraná, eng. agr. José Barbosa Duarte Júnior, que esclareceu para os participantes qual é o papel do Sistema no desenvolvimento do setor de agronegócio.
Na explanação, Duarte Júnior destacou a relevância do papel fiscalizador do Sistema que visa proteger a sociedade contra o exercício de leigos, ou seja, daqueles sem conhecimento técnico-científico e sistêmico para trazer soluções coerentes e adequadas para o agronegócio brasileiro.
O conselheiro também demonstrou como o Sistema vem promovendo e disponibilizando conhecimento para os profissionais do setor do agro. “Inclusive trouxemos para a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, a Soea, e para o Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia, o Contecc, personalidades científicas importantes e formadoras de opinião, a exemplo do Nobel da Paz e Prêmio Mundial da Alimentação em 2020, o paquistanês Rattan Lal”, comentou.
A atuação do Confea junto ao Ministério da Educação para elaborar maneiras de aprimorar a qualidade do Ensino Superior nas Engenharias foi outro ponto abordado na palestra. “Esta iniciação visa formar profissionais altamente capacitados para o exercício dos trabalhos e soluções”, afirmou o conselheiro, que concluiu falando do trabalho em conjunto do Confea com organizações profissionais, como a Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab). “Neste caso, a proposta é promover maneiras de avaliação e caracterização da condição profissional, do ponto de vista ético e técnico-científico, para certificar os ótimos e excelentes profissionais do Sistema a fim de melhor servir a sociedade brasileira”, explicou Duarte Júnior.
Sobre o evento
Com vários palcos e atividades, o AgroBIT Brasil 2023 promove minicursos, debates sobre carreira e atuação feminina, rodada de negócios, encontro de gestores de Tecnologia da Informação e Comunicação. O evento é promovido pela FB Group, Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e Agrovalley.
Equipe de Comunicação do Confea, com informações da organização do evento