Confea conclui com sucesso primeiro processo eleitoral virtual do Sistema

Comissão Eleitoral Federal reunida após o processo histórico da primeira apuração pelo sistema eleitoral virtual do Sistema
Comissão Eleitoral Federal reunida após o processo histórico da primeira apuração pelo sistema eleitoral virtual do Sistema

Brasília, 11 de novembro de 2021.

Segundo muitos historiadores, o século XXI começou, de fato, em 11 de setembro de 2001, com os ataques terroristas aos Estados Unidos. Para muitos profissionais, a história do Sistema Confea/Crea e Mútua também passará por uma situação de ruptura semelhante, a partir desta quinta-feira, 11 de novembro de 2021, com as eleições pela internet dos próximos conselheiros federais dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Roraima, Santa Catarina e das Instituições de Ensino, grupo Agronomia. 

Print Screen eletrônico do primeiro resultado da votação pela internet
Fac-símile eletrônico do primeiro resultado da votação pela internet

De fato, às 19h25 desta quinta, com o anúncio, pelo coordenador adjunto da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. eletric. José Miguel de Lima, da eleição dos conselheiros federais Domingos Sahib Neto (titular) e Vinicius Ribeiro (suplente), pelo Mato Grosso do Sul, na modalidade Civil, o Sistema Confea Crea e Mútua marcava, finalmente, sua integração completa ao universo digital por meio de sua primeira eleição virtual, tão ansiada por todos os profissionais. Durante todo o dia, o processo eleitoral envolveu milhares de profissionais aptos a votar, sem quaisquer intercorrências. 


“Estamos concluindo um processo iniciado em fevereiro, demandado pelo plenário para a eleição pela internet. Isso era um anseio dos nossos profissionais. Eu diria que nós implementamos isso até um pouco tarde, já que a gente vinha debatendo há pelo menos cinco anos. E hoje chegou. Hoje, o Confea fará a apuração do primeiro processo eleitoral através do voto pela internet”, disse, ao início dos trabalhos que durariam apenas 25 minutos, agradecendo a todos os que contribuíram e participaram do processo eleitoral e citando o trabalho dos conselheiros da CEF e das comissões eleitorais dos Creas envolvidos. “Estamos há nove meses trabalhando em conjunto”, disse, antes de dar início à apuração, agradecendo ainda ao assessor jurídico da CEF, João de Carvalho, à assessora da comissão, Talita Machado, e ao procurador jurídico do Confea, Igor Garcia. 

Assessora Talita Machado e coordenador adjunto da CEF, José Miguel de Melo Lima conduziram o processo de apuração
Assessora Talita Machado e coordenador adjunto da CEF, José Miguel de Melo Lima conduziram o processo de apuração

Ao final da apuração, foram sufragados os seguintes representantes, que tomarão posse em 1º de janeiro de 2022 com mandato até 31 de dezembro de 2024.

 

Conselheiros eleitos

 Conselheiro titular Conselheiro suplente Grupo/
Modalidade
UF  
Domingos Sahib Neto Vinicius Ribeiro Civil MS  
Mário Cavalcanti Sebastião Weis Industrial MT  
Francisco Lira  Alan Michel Agronomia PI  
Lucas Carneiro  Marcelo Chaves Industrial RR  
Evânio Nicoleit André Grigolo  Engenharia Elétrica SC  
Luiz Lucchesi José Barbosa Instituições de Ensino Superior de Agronomia    
         

Para saber o quantitativo dos votos, clique aqui.

Conselheiro federal Carlos Laet saudou a realização histórica do Sistema
Conselheiro federal Carlos Laet saudou a realização histórica do Sistema

Acompanhado online por cerca de 50 representantes das Comissões Eleitorais dos regionais envolvidos, candidatos, presidentes de Creas e representantes de entidades nacionais, o anúncio foi antecipado pelas explanações técnicas dos representantes da Infolog Tecnologia em Informática, Felipe Arruda, e da The perfect Link Assessoria, Consultoria, Auditoria Empresarial LTDA., Fernando Pinho, que representam, respectivamente, as empresas responsáveis pelo processo eleitoral e por sua auditoria.

Marco
Durante cerca de 25 minutos, os trabalhos foram conduzidos pelo conselheiro Miguel Lima com suporte da assessora da CEF, Talita Machado. Os trabalhos foram acompanhados pelos demais integrantes da CEF, à exceção do coordenador eng. ftal, Ricardo Lüdke, por motivo profissional. A CEF é composta ainda pelos conselheiros federais eng. agr. Annibal Margon, eng. mec. Carlos Laet, e eng. civ. Carlos Eduardo de Souza. “É um marco na história do Confea, as eleições pela internet. Aí está a apuração e na semana que vem a plenária homologará esses resultados”, comentou Carlos Laet.
 

 

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Fotos: Marck Castro/Confea