Confea auxiliará recuperação de Pernambuco pós-enchentes

"Foto: Agência Brasil"

 

 

Brasília, 18 de julho de 2017

Reunidos em Sessão Extraordinária, os conselheiros federais de engenharia e agronomia aprovaram, na manhã desta terça-feira (18/7), o repasse de até R$ 300 mil ao projeto do Crea-PE de auxílio ao governo do estado para recuperação das comunidades afetadas pelas enchentes ocorridas em 29 de maio. “Já estamos contribuindo tecnicamente para dar agilidade na recuperação dessas áreas. Peço ao Plenário que compreenda esse projeto como uma ação social”, argumentou o presidente do Regional pernambucano, Evandro de Alencar.

O presidente do Confea, José Tadeu da Silva, ressaltou que o tema foi pautado nesta sessão extraordinária por conta da urgência da matéria. “Se passar muito tempo, não terá sentido. O Conselho Federal não pode ficar omisso. A causa é justa, é de interesse social e humano, inerente à nossa profissão”, defendeu, ao mencionar o Artigo 1º da Lei nº 5.196/66, que regulamenta as profissões de engenheiro e agrônomo.

 

Calamidade pública

Os recursos serão utilizados para custeio nos deslocamentos e alimentação de profissionais voluntários - indicados por entidades de classe e universidades - que farão vistorias técnicas em equipamentos públicos, estradas e obras afetadas pelas enchentes ocorridas em 29 de maio. O governo federal declarou situação de emergência em 24 municípios, que contabilizam cerca de 55 mil pessoas desabrigadas. 

A Casa Militar de Pernambuco chegou a expedir ofício ao Crea solicitando profissionais voluntários nas áreas de engenharia civil e geotecnia, e disponibilização de veículos. O Crea-PE esclarece que já vem mobilizando entidades de classe para elaboração de laudos, pareceres e para reforçar a estrutura técnica de apoio aos governos municipal, estadual e federal.

"Evandro de Alencar, presidente do Crea-PE"

Histórico

Tadeu da Silva destacou que o Crea-PE já atuou de forma semelhante em 2010, quando o estado passou pela mesma situação. “O presidente na época era o José Mário, que pediu auxílio ao Confea e teve seu pleito atendido”, lembrou. “Em 2010, o Crea realizou um bom trabalho. Esperamos que neste ano também possamos contribuir - dentro das nossas prerrogativas de conselho - para a vida dessas pessoas que sofrem”, defendeu Evandro, presidente do regional.

Ex-presidente do Crea-PB, o conselheiro federal Paulo Laércio fez questão de registrar sua memória sobre 2010. “Na minha candidatura ao Crea, coloquei no meu plano de trabalho dotar o Regional de suporte financeiro para atender demandas de calamidade pública. Acho importantíssimo que o Confea possa - dentro do Prodesu - buscar linhas de crédito nesse sentido, principalmente para os Creas pequenos, pois a sociedade solicita que profissionais do Sistema deem soluções quando desses acontecimentos”, disse.


Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea