Comitiva do Confea visita Associação de Construtores de Xangai

Xangai, segunda-feira, 8 de novembro de 2004.

Com uma área em construção de 80 milhões de metros quadrados, o mercado da construção civil de Xangai conta com um investimento anual de US$ 140 bilhões e gera um milhão de empregos. Essas informações são do secretário geral da Associação dos Construtores em Xangai Gaozhi Hai. Na tarde do dia 05.11, ele recebeu parte da delegação brasileira que esteve na cidade participando da II Convenção Mundial de Engenheiros.

Coordenando a comitiva, o presidente do Crea-RJ, eng. Reynaldo Barros, apresentou os outros participantes, falou da forma como funciona o Sistema Confea/Crea e da intenção de ampliar relações institucionais com entidades de outras partes do mundo.

Muito receptivo, Gaozhi Hai agradeceu a visita e falou sobre a importância que a construção civil tem para a economia de Xangai, ressaltando que há uma grande preocupação com a questão da segurança do trabalho. Segundo ele, existe um regulamento de segurança, elaborado pelo governo, que é muito rigoroso e dá resultados. Nos últimos dez anos, não há registro de nenhum acidente de trabalho na construção civil.

O setor emprega não só trabalhadores de Xangai como de várias cidades próximas. Não há regras rígidas ou que estipulem porcentagem de participação nacional para empresas internacionais se estabelecerem na cidade. "O mercado está totalmente aberto. O país pode ter empresas cem por cento estrangeiras", informou o secretário.

A Associação dos Construtores de Xangai tem hoje 510 associados. Todas as empresas estão envolvidas em grandes obras, segundo o secretário. A fiscalização das obras é totalmente feita pelo governo.

Reynaldo Barros agradeceu as informações e colocou o Sistema Confea/Crea à disposição para maiores trocas de experiências. Além dele, participaram da visita: a gerente de relações institucionais do Confea, Carmem Eleonora Amorim Soares; o presidente do Crea-AL eng.civil Ronaldo Patriota; o meteorologista Alfredo Silveira da Silva; a engenheira de minas Maria Marta de Magalhães Gameiro e o eng. Metalurgista Gil Portugal Filho.

Bety Rita Ramos - Assessora de Comunicação