Comissão Temática de Harmonização Interconselhos terá agenda intensa de trabalho até o fim do ano

Brasília, 19 de julho de 2018.

Com nova formação em 2018, a Comissão Temática de Harmonização Interconselhos (CTHI) terá oito reuniões até o fim do ano para dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2016. “Será um regime intenso de trabalho”, comenta o eng. civ. João Luis Collares, membro representante da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil, que teve a oportunidade de acompanhar também o primeiro ano de agenda da CTHI.

"Collares (esq), Salati e Alessandro"

Entre os objetivos listados no plano de trabalho definido na reunião de instalação realizada no Confea na quinta-feira (19), Collares destaca a busca pela solução da questão criada pela Resolução nº 51/2013, do CAU, que define atribuições privativas ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo. “A resolução tenta tirar atribuições históricas da Engenharia.”

Nesse sentido, a comissão pretende atuar por meio do diálogo, como explica o coordenador, eng. agr. Daniel Salati: “Será uma conversa com outros conselhos profissionais, principalmente os de Arquitetura, Veterinária e Biologia, a fim de discutir atribuições conflitantes, como questões de sombreamento ou de ampliação de atribuições, para que inclusive não aconteçam problemas mais sérios para a sociedade”.

De acordo com o plano de trabalho, a CTHI terá ainda a missão de sistematizar ações jurídicas envolvendo o Confea e os demais conselhos, bem como irá acompanhar os projetos de lei em andamento no Congresso Nacional que são de interesse dos profissionais do Sistema e convergentes com outros conselhos. “A expectativa é defender efetivamente a Engenharia, no âmbito da formação, suas atribuições e o mercado de trabalho”, afirma Collares.

Andamento
Serão encaminhados para deliberação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (CAIS) tanto a agenda de reuniões 2018 quanto o plano de trabalho da CTHI propostos na reunião de instalação, da qual participaram o eng. agr. Daniel Salati, eng. civ. Alessandro Machado, eng. civ. João Luis Collares, eng. mec. Josias Gomes Ribeiro Filho e eng. eletric. Jovanilson Freitas.

As próximas reuniões serão em Brasília (DF): 16 e 17 de agosto e 3, 4, 17 e 18 de setembro. A quarta ordinária será nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo (SP). Brasília volta a receber a comissão nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. O sexto encontro será em Curitiba (PR), em 12 e 13 de novembro. As duas últimas agendas do ano serão na capital do país, em 21 e 22 de novembro e 6 e 7 de dezembro.

Equipe de Comunicação do Confea