Colégio de Presidentes indica representantes para comissões

Brasília (DF), terça-feira, 18 de fevereiro de 2003.

Já sob a coordenação do eng. mecânico Marco
"Da esquerda para direita:
Marco Antonio Amigo, Wilson Lang e Alberto Faria
- Dalmi Rodrigues"
Antonio Amigo e tendo como adjunto o arquiteto Alberto Faria (Crea-DF), respectivamente presidentes dos Creas BA e DF, o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea encerra hoje a primeira reunião ordinária do ano, com a presença de 12 novos integrantes em início de mandato e outros 15 reeleitos.

Além de informar sobre o funcionamento, ferramentas e objetivos do colegiado - com ênfase no planejamento estratégico e definição de ações para o exercício de 2003  a coordenação acompanhou atentamente a indicação dos nomes que representarão o Colégio de Presidentes em Grupos de Trabalhos (GTs) e Comissões.

Confira:

CIAM - Para compor a Ciam (Comissão de Integração da Agrimensura, Agronomia, Arquitetura e Engenharia para o Mercosul), que tem como missão a harmonização das condições de exercício profissional dessas áreas nos países do Mercosul, e atendendo a Resolução nº 13 do regimento interno da mesma comissão , segundo a qual o Comitê Executivo da CIAM Brasil é composto por dois membros, sendo um representante do Confea e outro dos Creas, o colegiado indicou os nomes do eng. Civil Sátyro Pohl de Castilho (Crea-MT) e do eng. agrônomo Luiz Antônio Rossafa (Crea-PR), respectivamente como titular e suplente.

Já o GT Cidades  ex-GT Habitação - será composto pelos engenheiros civís Afonso Luiz Lins Júnior (Crea-AM); José Pinheiro Marques (Crea-MA); Geraldo Sena Neto (Crea-RO); pelo arquiteto José Wellington Costa (Crea-SE) e pelo eng. eletricista Silvio Ramos (Crea-ES). A engenheira civil Maria Elequicina (Crea-RN) será a coordenadora do grupo.

O presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros, foi indicado para compor a comissão formada pelo Confea e Conselho Federal de Medicina para resolver as questões resultantes da autuação pelos Creas, de médicos que elaboram o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Barros também terá o desafio de desenvolver ações referentes ao termo de cooperação técnica assinado entre o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho  DSST/SIT/MTE e o Sistema Confea/Crea.

Para tratar da melhoria da qualidade do espaço físico das edificações prisionais e da realização de seminários e concursos públicos de arquitetura e engenharia prisionais, de acordo com o plano de trabalho aprovado pelo Departamento Penitenciário Nacional, os arquitetos José Wellington Costa (Crea-SE) e Alberto de Faria (Crea-DF) foram indicados como titular e suplente, respectivamente, para compor a comissão mista Confea/Ministério da Justiça, visando dar continuidade ao convênio de cooperação técnico-científico assinado entre a instituição e o órgão governamental.

Para compor o Conselho Editorial do Confea, que de quatro passa a Ter oito membros, foram indicados como titulares o eng. civil Marcos Túlio de Melo (Crea-MG) e o também eng. civil Rogério Novaes (Crea-SC). O arquiteto Alberto de Faria (Crea-DF), funcionará como suplente.

Na nova composição, além dos representantes do colegiado, farão parte do conselho, o Presidente do Confea, dois representantes do Plenário federal e três das Entidades Nacionais da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia.

O GT de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Públicas, por sua vez, será formado pelo eng. mecânico Marco Antônio Amigo (Crea-BA) e coordenador do Colégio ; Arquiteto Alberto de Faria (Crea-DF) e coordenador-adjunto do colegiado; eng. civil Afonso Luiz Lins Júnior (Crea-AM); eng. agrônomo Francisco Antônio de Almeida (Crea-GO); eng. civil Raimundo Adolfo (Crea-PB); engª civil Elequicina dos Santos (Crea-RN) e arquiteto José Wellington Costa (Crea-SE)

Este GT, segundo a decisão do Colégio de Presidentes, “tem a responsabilidade histórica de emprestar seu conhecimento técnico e científico, de forma a garantir o exercício pleno da participação democrática no processo de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros” .

Para Amigo, esse GT é de extrema importância pelas ações que gerará em função de que a engenharia e arquitetura Públicas “visam levar às pessoas de baixa renda, orientação técnica para construção de suas moradias, bem como contribuir para o reordenamento das cidades, estabelecido pelo Estatuto da Cidade”.

Sáthyro Castilho, presidente do Crea MT, também foi indicado pelo colegiado a integrar o Grupo Técnico para Eficientização de energia nas edificações do país. A indicação se deve ao decreto 4059/2001 que regulamenta a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia.

Para acompanhar o Planejamento Estratégico do Sistema Confea/Crea foram eleitos o eng. civil Marcos Túlio de Melo (Crea-MG) e o arquiteto Alberto de Faria (Crea-DF).

Já o GT de Planejamento Estratégico, do Colégio de Presidentes, criado em 2001, foi agora dividido em três sub-grupos a fim de dinamizar o acompanhamento e eficácia das decisões do colegiado. Para sua composição foram indicados: Coordenador: Marcos Túlio de Melo e como coordenador-adjunto Alberto de Faria. Os integrantes dos sub-grupos Sustentabilidade, Uniformização e Cidadania serão indicados em reuniões específicas e especiais em datas ainda a serem definidas.

O GT Meio Ambiente, criado em 99, será composto por: Coordenador, Luciano Sotelo, eng. civil e presidente do Crea-AP; coordenador adjunto, Manoel Soares Filho, eng. civil e dirigente do Crea-PI, além de Marcos Túlio de Melo, eng. civil e presidente do Crea-MG.

Em função da descentralização da Mútua de Assistência aos Profissionais, foi nomeada uma representação do Colégio na comissão que acompanhará as ações das Caixas de Assistência. Composição: Eng. civil Amarildo Melo (Crea-MS); eng. agrônomo Antonio Carlos Albério (Crea-PA); eng. civil Manoel Soares Filho (Crea-PI); arquiteto Osni Schoroeder e eng. agrônomo Ainabil Lôbo, diretores da Mútua.

A representação do colegiado no GT de Ordem Econômica do Confea será feita pelos titulares: eng. civil Ronaldo Patriota (crea-AL); eng. civil Amarildo Melo (Crea-MS); eng. civil Valdivino da Silva (Crea-TO). O arquiteto José Wellington Costa (Crea-SE) será suplente e o eng. civil Manoel Soares Filho, Crea-PI, é convidado a participar assim como o presidente do Crea-RR, Waldemir dos Santos.

O GT Qualidade e Segurança nos Empreendimentos Tecnológicos mudou de nome agora se chama GT Qualidade e Produtividade e o presidente do Crea-SC, Rogério Novaes, será o representante do Colégio, junto ao Sistema, para tratar dos assuntos relativos a ele.

O GT Segurança do Trabalho será composto pelo eng. Eletricista Reynaldo Rocha Barros (Crea-RJ), que atuará como coordenador e pelo tecnólogo de estradas e topografia, José Carlos Sopchaki (Crea-AC) , coordenador-adjunto.

Foram eleitos ainda os seguintes presidentes para representar o Colégio de Presidentes na Comissão Organizadora da 60ª SOEAA: arquiteto Alberto Alves de Faria (Crea-DF), como coordenador-adjunto, eng. Agrônomo Francisco Antônio Silva de Almeida (Crea-GO) e eng. civil José Pinheiro Marques (Crea-MA).

O calendário das reuniões ordinárias e extraordinárias será definido ainda hoje, até o final do encontro, previsto para às 18h.

Maria Helena de Carvalho - Da equipe da ACS