Colégio de Entidades Nacionais faz balanço do trabalho realizado neste ano

Brasília, 11 de dezembro de 2015

 

"Cden reunido para avaliar os trabalhos"

O Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea e Mútua (Cden) esteve reunido de 09 a 11 de dezembro no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea)  para sua  última reunião de 2015. Na ocasião, o coordenador Jorge Ney Brito destacou os trabalhos do Cden no decorrer deste ano. “Tivemos avanço graças ao diálogo aberto dos integrantes do Colégio. Fomos mais atuantes nos trabalhos dentro do Sistema e junto à sociedade, incluindo discussões importantes, como educação a distância”. Para o próximo ano, o coordenador espera que as reuniões do Cden sejam incluídas no calendário oficial do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia.
 
No decorrer desses três dias, os participantes assistiram à palestra "A engenharia e a situação política, econômica e social do Brasil: análise da conjuntura e proposições", proferida pelo presidente da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), João César de Freitas Pinheiro.
 
Já o presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas (Abeag), Valmor Pietsch, palestrou sobre “Fracking”, que  é um processo  usado para extrair gás da rocha de xisto que se encontra no subsolo. “Para o ano de 2016, ouviremos especialistas para que o Cden possa realizar um trabalho preventivo e subsidiar os órgãos especializados”, disse Pietsch.
 
Os comitês internos do Cden também estiverem reunidos para definir o cronograma de trabalho para o próximo ano. Em 2016, a primeira reunião do Colégio será no Encontro de Representantes, em fevereiro, quando será eleito o novo coordenador.
 

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea